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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3581
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação da aprendizagem em educação a distância onlineMaria Elisabete Bersch |
Autor: | Bersch, Maria Elisabete |
Primeiro orientador: | Santos, Bettina Steren dos |
Resumo: | O presente estudo tem como problema compreender como ocorrem os processos de avaliação da aprendizagem em cursos de pós-graduação na modalidade a distância online e suas implicações sobre a aprendizagem. Buscou evidenciar indicativos que possibilitem a avaliação formativa em situações de aprendizagem a distância. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa de pesquisa (SILVA e MENEZES, 2001; MINAYO, 1994). O estudo foi realizado junto à Unidade de Educação a Distância do Senac/RS, envolvendo três cursos de pós-graduação em andamento no primeiro semestre de 2008. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista, realizados com discentes e docentes, pela observação dos respectivos ambientes virtuais de aprendizagem, assim como pela consulta aos projetos pedagógicos dos cursos e demais documentos que regulamentam e orientam a educação a distância na instituição. Contou com a colaboração de catorze discentes e cinco docentes, e com o apoio da equipe gestora. Paralelamente, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando situar a educação a distância no contexto sóciocultural atual. A análise dos dados foi realizada a partir da metodologia de análise textual proposta por Moraes (2007). Ao longo do estudo foram elencadas três categorias principais: 1) Aprendizagem e educação a distância; 2) Interação, colaboração e cooperação no ensino a distância; 3) Avaliação da aprendizagem na educação a distância online. Dessas, a primeira e a terceira foram estabelecidas a priori, enquanto a segunda se constituiu na medida em que os dados foram analisados. Uma das particularidades da educação a distância online é a possibilidade de ampliar a socialização das produções dos participantes. Conseqüentemente, através da co-avaliação, da hetero-avaliação e da autoavaliação, é possível o estabelecimento de um processo avaliativo que qualifique os processos de ensino e de aprendizagem |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BERSCH, Maria Elisabete. Avaliação da aprendizagem em educação a distância onlineMaria Elisabete Bersch. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3581 |
Data de defesa: | 8-Jan-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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