Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3552
Document type: | Dissertação |
Title: | Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica |
Author: | Menezes, Rosilaine de Paula ![]() |
Advisor: | Stobäus, Claus Dieter |
Abstract (native): | O presente trabalho é qualitativo, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo abordar as dificuldades pedagógicas apresentadas por uma criança com dislexia, acompanhada de intervenção psicopedagógica para a superação desse transtorno de aprendizagem que dificulta, principalmente, o acesso à leitura. O referencial teórico traz aportes sobre Dislexia, Referencial Sócio-Histórico, Abordagem Psicopedagógica e Consciência Fonológica. Além da teorização e do acompanhamento da intervenção, a pesquisa também analisou depoimentos de pessoas que convivem com a aluna, consulta a exames e a pareceres descritivos das séries anteriores à 4ª série que cursava em 2007. Esses materiais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2002), surgindo, a partir deles, cinco categorias: aspectos biológicos, aspectos sociais, aspectos psicológicos, aspectos pedagógicos e aspectos psicopedagógicos. Foi possível concluir que para diagnosticar dislexia são necessárias avaliações com profissionais de diferentes áreas como a Neurologia, a Psicologia e a Psicopedagogia, a fim de definir o problema. A partir da avaliação realizada, foi possível identificar que a maior dificuldade de Maria Clara (MC) estava na relação entre fonema e grafema, o que lhe dificultava a leitura de palavras. A intervenção psicopedagógica, portanto, foi realizada basicamente com o desenvolvimento da consciência fonológica, que é uma parte fundamental para o entendimento do código alfabético. A reavaliação confirmou que o trabalho tinha ocasionado melhoras na aprendizagem, pois MC conseguiu realizar a leitura de textos de baixa complexidade bem como entendê-los. Com a mediação de outra pessoa, também consegue compreender textos da maior complexidade, o que antes não conseguia |
Keywords: | EDUCAÇÃO ESPECIAL DISLEXIA LEITURA - DIFICULDADES PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM LEITURA - APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MENEZES, Rosilaine de Paula. Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3552 |
Issue Date: | 16-Jan-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
400735.pdf | Texto Completo | 2.01 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.