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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3550
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A disciplina de cultura religiosa como espaço integralizador da educação, na universidade |
Autor: | Klering, José Romaldo |
Primeiro orientador: | Pivatto, Pergentino Stefano |
Resumo: | Instituições Confessionais de Ensino Superior apresentam, em seu Currículo, a disciplina de Cultura Religiosa ou equivalente. É um espaço formal, no qual o ideário institucional chega a todos os alunos. Segue, normalmente, a lógica do fracionamento do conhecimento que resultou na hiperespecialização. Aqui reside uma de suas principais dificuldades. Num contexto em que as disciplinas estão voltadas, sempre mais, para áreas específicas, a disciplina de Cultura Religiosa, vê questionada sua validade. O problema fundamental não está na abordagem de temas religiosos, mas no foco da educação superior, vista como municiamento e preparação direta para o exercício profissional. O pragmatismo, estimulado por um princípio epistemológico, e uma tradição sócio-cultural que o reforça, não se preocupa, também na educação superior, com o ser humano inteiro. Conceitos diversos como os de cultura, religião e educação estão envolvidos, levando a uma problematização geral que obriga a repensá-los em vista a uma nova compreensão, o que fazemos em diálogo com diversos autores, documentos da Igreja Católica e da Federação Internacional das Universidades Católicas. Partindo da constatação de que a evolução da universidade se dá no paradigma da modernidade, marcado pela fragmentação e por um racionalismo empirista, obliterando horizontes e dimensões essenciais do ser humano, nos propomos mostrar a disciplina de Cultura Religiosa como um espaço integralizador da educação, situando-a, como campo epistêmico, na confluência do conhecimento teológico, filosófico, científico e religioso. Indagamos sobre as construções de aprendizagem a serem desenvolvidas nessa disciplina e a relação dessas com outras áreas de conhecimento, para que se respeite e apóie a busca de sentido para a existência, aprofundando a compreensão sobre a sua relevância na universidade e apresentando indicadores, em vista a possíveis propostas para a sua adequação ao atual contexto educacional, como espaço integralizador. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO RELIGIOSA RELIGIÃO - ENSINO CULTURA - ASPECTOS RELIGIOSOS UNIVERSIDADES CATÓLICAS INTERDISCIPLINARIDADE |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | KLERING, José Romaldo. A disciplina de cultura religiosa como espaço integralizador da educação, na universidade. 2008. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3550 |
Data de defesa: | 15-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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