Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3549
Document type: | Dissertação |
Title: | Professor universitário : um inventário de significados |
Author: | Antolini, Rosangela |
Advisor: | Pereira, Marcos Villela |
Abstract (native): | PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: um inventário de significados surge da expectativa de explorar formas de ser professor e, junto, alguns fatores pertinentes na constituição desse sujeito. Vários aspectos são correlacionados com o fim de traçarmos um espectro da temática proposta. Com base em pesquisa bibliográfica, nos detivemos em refletir sobre os significados de formação e sua variação ao longo dos tempos; sobre a identidade de categoria, assegurada por uma cultura docente; e sobre os percursos de formação profissional que articulam e geram saberes necessários para o exercício na profissão. Ao lado disso tomamos em análise o conjunto da produção acadêmica da professora doutora Marlene Correro Grillo e, dele, extraímos categorias que foram tomadas como pontos de ressonância em relação àqueles aspectos inicialmente estudados. |
Keywords: | ENSINO SUPERIOR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS REPRESENTAÇÃO SOCIAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ANTOLINI, Rosangela. Professor universitário : um inventário de significados. 2007. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3549 |
Issue Date: | 21-Dec-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
400341.pdf | Texto Completo | 660,11 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.