Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3548
Document type: Dissertação
Title: A sala de leitura e escrita e as percepções dos professores da segunda série sobre a literatura infantil : uma estratégia de apoio pedagógico
Author: Silva, Daiane Costa da 
Advisor: Engers, Maria Emília Amaral
Abstract (native): Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores, da segunda série do Ensino Fundamental, em relação ao desenvolvimento dos alunos com defasagens na aprendizagem da leitura e da escrita utilizando atividades em literatura infantil. O estudo com abordagem de pesquisa-ação, apoiada em paradigma qualitativo foi desenvolvido na sala montada, especialmente, para a realização desta pesquisa, constituindo-se num ambiente favorável à aprendizagem. O referencial teórico apóia-se em autores como Cagliari, Ferreiro e Teberosky, Freire, Frantz, Engers, Lajolo e Zilberman, Aguiar, Cunha, Saraiva, Christofoli, Kaufman, Zanella, Piaget, Vigotsky, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do ensino público de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, com três professores, alunos e diagnósticos iniciais e finais do desempenho das crianças. Quanto às observações realizadas junto aos alunos foram feitas por meio de diário de campo, com o relato de todas as atividades desenvolvidas. Os dados foram analisados com base na análise textual qualitativa, proposta por Moraes (2003). Os resultados apontaram duas categorias de análise: Desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita e Apoio pedagógico: literatura infantil como motivadora da aprendizagem. Os resultados obtidos na análise indicam, que tanto professores como alunos acreditam ser satisfatório o uso da literatura infantil para auxiliar e motivar os alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, alguns aspectos evidenciados na pesquisa ressaltam as defasagens na aprendizagem, que na verdade demonstram que o aluno está em processo de aquisição da leitura e da escrita.
Keywords: EDUCAÇÃO E LITERATURA
LITERATURA INFANTIL - ESTUDO E ENSINO
LEITURA - APRENDIZAGEM
ESCRITA - APRENDIZAGEM
ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Daiane Costa da. A sala de leitura e escrita e as percepções dos professores da segunda série sobre a literatura infantil : uma estratégia de apoio pedagógico. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3548
Issue Date: 4-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400334.pdfTexto Completo24.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.