Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Daiane Costa da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556563A7por
dc.contributor.advisor1Engers, Maria Emília Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:39Z-
dc.date.available2008-04-17-
dc.date.issued2008-01-04-
dc.identifier.citationSILVA, Daiane Costa da. A sala de leitura e escrita e as percepções dos professores da segunda série sobre a literatura infantil : uma estratégia de apoio pedagógico. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3548-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores, da segunda série do Ensino Fundamental, em relação ao desenvolvimento dos alunos com defasagens na aprendizagem da leitura e da escrita utilizando atividades em literatura infantil. O estudo com abordagem de pesquisa-ação, apoiada em paradigma qualitativo foi desenvolvido na sala montada, especialmente, para a realização desta pesquisa, constituindo-se num ambiente favorável à aprendizagem. O referencial teórico apóia-se em autores como Cagliari, Ferreiro e Teberosky, Freire, Frantz, Engers, Lajolo e Zilberman, Aguiar, Cunha, Saraiva, Christofoli, Kaufman, Zanella, Piaget, Vigotsky, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do ensino público de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, com três professores, alunos e diagnósticos iniciais e finais do desempenho das crianças. Quanto às observações realizadas junto aos alunos foram feitas por meio de diário de campo, com o relato de todas as atividades desenvolvidas. Os dados foram analisados com base na análise textual qualitativa, proposta por Moraes (2003). Os resultados apontaram duas categorias de análise: Desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita e Apoio pedagógico: literatura infantil como motivadora da aprendizagem. Os resultados obtidos na análise indicam, que tanto professores como alunos acreditam ser satisfatório o uso da literatura infantil para auxiliar e motivar os alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, alguns aspectos evidenciados na pesquisa ressaltam as defasagens na aprendizagem, que na verdade demonstram que o aluno está em processo de aquisição da leitura e da escrita.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400334.pdf: 25235657 bytes, checksum: 9d3cecaff80c2c205fc9b4605b084ca7 (MD5) Previous issue date: 2008-01-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13113/400334.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO E LITERATURApor
dc.subjectLITERATURA INFANTIL - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subjectLEITURA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA sala de leitura e escrita e as percepções dos professores da segunda série sobre a literatura infantil : uma estratégia de apoio pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400334.pdfTexto Completo24.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.