Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Daiane Costa da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556563A7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Engers, Maria Emília Amaral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:39Z | - |
dc.date.available | 2008-04-17 | - |
dc.date.issued | 2008-01-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daiane Costa da. A sala de leitura e escrita e as percepções dos professores da segunda série sobre a literatura infantil : uma estratégia de apoio pedagógico. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3548 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores, da segunda série do Ensino Fundamental, em relação ao desenvolvimento dos alunos com defasagens na aprendizagem da leitura e da escrita utilizando atividades em literatura infantil. O estudo com abordagem de pesquisa-ação, apoiada em paradigma qualitativo foi desenvolvido na sala montada, especialmente, para a realização desta pesquisa, constituindo-se num ambiente favorável à aprendizagem. O referencial teórico apóia-se em autores como Cagliari, Ferreiro e Teberosky, Freire, Frantz, Engers, Lajolo e Zilberman, Aguiar, Cunha, Saraiva, Christofoli, Kaufman, Zanella, Piaget, Vigotsky, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do ensino público de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, com três professores, alunos e diagnósticos iniciais e finais do desempenho das crianças. Quanto às observações realizadas junto aos alunos foram feitas por meio de diário de campo, com o relato de todas as atividades desenvolvidas. Os dados foram analisados com base na análise textual qualitativa, proposta por Moraes (2003). Os resultados apontaram duas categorias de análise: Desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita e Apoio pedagógico: literatura infantil como motivadora da aprendizagem. Os resultados obtidos na análise indicam, que tanto professores como alunos acreditam ser satisfatório o uso da literatura infantil para auxiliar e motivar os alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, alguns aspectos evidenciados na pesquisa ressaltam as defasagens na aprendizagem, que na verdade demonstram que o aluno está em processo de aquisição da leitura e da escrita. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400334.pdf: 25235657 bytes, checksum: 9d3cecaff80c2c205fc9b4605b084ca7 (MD5) Previous issue date: 2008-01-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13113/400334.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E LITERATURA | por |
dc.subject | LITERATURA INFANTIL - ESTUDO E ENSINO | por |
dc.subject | LEITURA - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | ESCRITA - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A sala de leitura e escrita e as percepções dos professores da segunda série sobre a literatura infantil : uma estratégia de apoio pedagógico | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
400334.pdf | Texto Completo | 24.64 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.