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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3540
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa |
Autor: | Nascimento, Lisandra Alves |
Primeiro orientador: | Portal, Leda Lísia Franciosi |
Resumo: | A sociedade, após a Revolução Industrial, tem apresentado valores relacionados à acumulação, à produção em série, rompendo o fazer e o pensar no trabalho, culminando no esquecimento de aspectos humanos como a criatividade, a reflexão, a curiosidade, o afeto e a espiritualidade. Atualmente, a atividade profissional necessita mais de flexibilidade e autonomia, de iniciativa e responsabilidade, pois as situações excedem os procedimentos adotados pelas organizações. Pensar em organizações que incentivem o desenvolvimento de seus funcionários, estimulem padrões novos e abrangentes de pensamento, instiguem o aprendizado coletivo e a prática do aprender a aprender em conjunto, é pensar em empresas que aprendem. Compreendendo a necessidade de pesquisar empresas que desenvolvam ações reconhecidamente positivas, este estudo, constituído por meio de uma abordagem qualitativa pautada sobre o paradigma complexo, contempla a educação não-formal em uma das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil - 2006 - estudo da Revista Você S/A -, conceituando e analisando as práticas de aprendizagem organizacional existentes na empresa e suas possíveis relações com a aprendizagem auto-regulada na percepção de funcionários, gestores e pedagogo; caracterizando as contribuições destas práticas de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas; e apreciando as possibilidades de atuação do pedagogo como possível potencializador das aprendizagens realizadas na empresa. O presente estudo apresenta como referências principais o trabalho de Peter Senge acerca da Aprendizagem Organizacional, e de Veiga Simão sobre a Aprendizagem Auto-Regulada, contando, também, com a contribuição de diversos autores nos campos da aprendizagem e da educação. Justifica-se, assim, a relevância desse estudo pela obtenção de resultados que demonstram a aproximação das teorias da aprendizagem organizacional e da aprendizagem auto-regulada no sentido particular do desenvolvimento humano, em que a aprendizagem individual não se encerra em si mesma, mas faz parte de uma percepção integral do ser humano que ao ser externalizada edifica a aprendizagem em nível organizacional. Além disso, o estudo constata potencialidades de atuação do pedagogo no espaço organizacional, bem como aponta a necessidade de uma renovação na percepção e na formação deste profissional. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO PEDAGOGIA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NASCIMENTO, Lisandra Alves. Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa. 2008. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3540 |
Data de defesa: | 10-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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