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Tipo do documento: Tese
Título: A educação secundária na província de São Pedro do Rio Grande do sul : a desoficialização do ensino público
Autor: Arriada, Eduardo 
Primeiro orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar como no século XIX o modelo de educação adotado no Brasil, ocasionou na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul a desoficialização do ensino secundário. Dentro desse modelo, os Liceus, instituições oficiais, como os colégios, instituições particulares, travaram uma disputa constante no intuito de formar as elites. Enquanto instituições escolares, os regulamentos e programas tanto dos Liceus, como dos Colégios nos permitem constatar que toda educação ministrada tinha por base as humanidades clássicas. Alicerçado no latim, essas instituições preparavam as elites para o ingresso nas academias e futuramente para os cargos dirigentes. Com currículo voltado para os exames preparatórios, e contando com internatos, os colégios acabavam preparando mais, melhor e em menor tempo. Utilizando um corpo teórico de autores como Foucault, Varela, Alvarez-Uría, Chervel, Petitat, constatou-se o rigor disciplinar dessa vida escolar. Ambiente austero e fechado. Todos os gestos e atitudes estavam sujeitos ao controle e vigilância. Esse modelo de educação moldava alunos obedientes, disciplinados e ordeiros. Para isso o corpo dirigente e o corpo docente, assim como as disciplinas-saber cumpriam um papel vital. Ordenando, disciplinando, cerceando, incutindo, formavam competentemente futuros líderes. Não sendo possível aos Liceus cumprirem adequadamente esse papel, coube aos colégios ocupar esse hiato. Formar as classes dirigentes. Desse modo, ao atribuir-se na prática ao ensino secundário - cursos preparatórios de acesso ao ensino superior decretou-se na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul a falência de um ensino seriado, longo e metódico.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
POLÍTICA EDUCACIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARRIADA, Eduardo. A educação secundária na província de São Pedro do Rio Grande do sul : a desoficialização do ensino público. 2007. 373 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3539
Data de defesa: 14-Dez-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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