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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3539
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A educação secundária na província de São Pedro do Rio Grande do sul : a desoficialização do ensino público |
Autor: | Arriada, Eduardo |
Primeiro orientador: | Bastos, Maria Helena Câmara |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo demonstrar como no século XIX o modelo de educação adotado no Brasil, ocasionou na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul a desoficialização do ensino secundário. Dentro desse modelo, os Liceus, instituições oficiais, como os colégios, instituições particulares, travaram uma disputa constante no intuito de formar as elites. Enquanto instituições escolares, os regulamentos e programas tanto dos Liceus, como dos Colégios nos permitem constatar que toda educação ministrada tinha por base as humanidades clássicas. Alicerçado no latim, essas instituições preparavam as elites para o ingresso nas academias e futuramente para os cargos dirigentes. Com currículo voltado para os exames preparatórios, e contando com internatos, os colégios acabavam preparando mais, melhor e em menor tempo. Utilizando um corpo teórico de autores como Foucault, Varela, Alvarez-Uría, Chervel, Petitat, constatou-se o rigor disciplinar dessa vida escolar. Ambiente austero e fechado. Todos os gestos e atitudes estavam sujeitos ao controle e vigilância. Esse modelo de educação moldava alunos obedientes, disciplinados e ordeiros. Para isso o corpo dirigente e o corpo docente, assim como as disciplinas-saber cumpriam um papel vital. Ordenando, disciplinando, cerceando, incutindo, formavam competentemente futuros líderes. Não sendo possível aos Liceus cumprirem adequadamente esse papel, coube aos colégios ocupar esse hiato. Formar as classes dirigentes. Desse modo, ao atribuir-se na prática ao ensino secundário - cursos preparatórios de acesso ao ensino superior decretou-se na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul a falência de um ensino seriado, longo e metódico. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO MÉDIO - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA POLÍTICA EDUCACIONAL MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ARRIADA, Eduardo. A educação secundária na província de São Pedro do Rio Grande do sul : a desoficialização do ensino público. 2007. 373 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3539 |
Data de defesa: | 14-Dez-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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