Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530
Document type: | Dissertação |
Title: | Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo "A" |
Author: | Torres, Terezinha Ione Martins |
Advisor: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Abstract (native): | A pesquisa realizada buscou identificar as deficiências de conteúdos, em termos de pré-requisitos de Matemática do Ensino Médio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem à área de computação, apresentam. A partir dessa investigação, elaborou-se uma proposta de ações a serem realizadas por professores universitários, a fim de minimizar os índices de reprovação ou evasão dos alunos da disciplina de Cálculo A decorrentes da falta de conhecimento de conteúdos básicos que deveriam ser apreendidos no Ensino Médio. Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica para conjugar esforços de professores e monitores da disciplina de Cálculo A na recuperação de conteúdos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utilização do ambiente MOODLE e a criação de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar à disciplina de Cálculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver competências no sentido de superarem suas dificuldades com relação aos prérequisitos necessários para estudar e aprender os conteúdos de Cálculo A . |
Keywords: | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL CÁLCULO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo "A". 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530 |
Issue Date: | 19-Nov-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
397320.pdf | Texto Completo | 968.34 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.