Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo "A" |
Autor: | Torres, Terezinha Ione Martins |
Primeiro orientador: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Resumo: | A pesquisa realizada buscou identificar as deficiências de conteúdos, em termos de pré-requisitos de Matemática do Ensino Médio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem à área de computação, apresentam. A partir dessa investigação, elaborou-se uma proposta de ações a serem realizadas por professores universitários, a fim de minimizar os índices de reprovação ou evasão dos alunos da disciplina de Cálculo A decorrentes da falta de conhecimento de conteúdos básicos que deveriam ser apreendidos no Ensino Médio. Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica para conjugar esforços de professores e monitores da disciplina de Cálculo A na recuperação de conteúdos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utilização do ambiente MOODLE e a criação de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar à disciplina de Cálculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver competências no sentido de superarem suas dificuldades com relação aos prérequisitos necessários para estudar e aprender os conteúdos de Cálculo A . |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL CÁLCULO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo "A". 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530 |
Data de defesa: | 19-Nov-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
397320.pdf | Texto Completo | 968,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.