Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3529
Document type: Dissertação
Title: Saberes de uma prática inovadora : investigação com egressos de um curso de licenciatura plena em matemática
Author: Santos, Monica Bertoni dos 
Advisor: Cury, Helena Noronha
Abstract (native): Nesta pesquisa, investigou-se como atuam, nas escolas de educação básica, os egressos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da PUCRS do período de 2000/2 a 2003/1. A investigação parte do pressuposto de que tais egressos tiveram, desde os semestres iniciais do Curso, diversificadas experiências em distintas realidades escolares e, assim, a oportunidade de relacionar a teoria com a prática e construir a base dos saberes de uma prática docente inovadora no ensino de Matemática. Realizou-se a pesquisa em duas etapas. A primeira teve como sujeitos os formandos de 2003/2 e 2004/1, bem como seus professores e, como cenário, o referido Curso, em especial as disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática. A partir de um estudo comparativo dos depoimentos dos dois grupos envolvidos, analisaram-se categorias que evidenciaram terem sido relacionados os saberes científicos trabalhados na Universidade com os saberes escolares trabalhados nas instituições de ensino de educação básica, em um processo que envolveu pesquisa, ação e reflexão sobre a ação. Na segunda etapa, a partir de entrevistas com egressos do Curso, investigou-se a sua atuação nas escolas de educação básica. A pesquisa, de cunho eminentemente qualitativo, buscou compreender as contribuições e as lacunas do referido Curso na formação inicial dos egressos, por meio da análise textual de diferenciados instrumentos de investigação, fundamentada em teóricos, principalmente aqueles ligados à Educação Matemática. A partir de dois eixos, um cognitivo e um afetivo, foram descritos os saberes docentes dos licenciados, identificando-se um conjunto de indicadores de um ensino inovador, apontando facilidades e dificuldades por eles encontradas na sua docência e evidenciando seu compromisso com mudanças no ensino de Matemática.
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
PUCRS - CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Monica Bertoni dos. Saberes de uma prática inovadora : investigação com egressos de um curso de licenciatura plena em matemática. 2005. 308 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3529
Issue Date: 14-Apr-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
332040.pdfTexto Completo1.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.