Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Monica Bertoni dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144T9por
dc.contributor.advisor1Cury, Helena Noronha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:18Z-
dc.date.available2007-11-23-
dc.date.issued2005-04-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Monica Bertoni dos. Saberes de uma prática inovadora : investigação com egressos de um curso de licenciatura plena em matemática. 2005. 308 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3529-
dc.description.resumoNesta pesquisa, investigou-se como atuam, nas escolas de educação básica, os egressos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da PUCRS do período de 2000/2 a 2003/1. A investigação parte do pressuposto de que tais egressos tiveram, desde os semestres iniciais do Curso, diversificadas experiências em distintas realidades escolares e, assim, a oportunidade de relacionar a teoria com a prática e construir a base dos saberes de uma prática docente inovadora no ensino de Matemática. Realizou-se a pesquisa em duas etapas. A primeira teve como sujeitos os formandos de 2003/2 e 2004/1, bem como seus professores e, como cenário, o referido Curso, em especial as disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática. A partir de um estudo comparativo dos depoimentos dos dois grupos envolvidos, analisaram-se categorias que evidenciaram terem sido relacionados os saberes científicos trabalhados na Universidade com os saberes escolares trabalhados nas instituições de ensino de educação básica, em um processo que envolveu pesquisa, ação e reflexão sobre a ação. Na segunda etapa, a partir de entrevistas com egressos do Curso, investigou-se a sua atuação nas escolas de educação básica. A pesquisa, de cunho eminentemente qualitativo, buscou compreender as contribuições e as lacunas do referido Curso na formação inicial dos egressos, por meio da análise textual de diferenciados instrumentos de investigação, fundamentada em teóricos, principalmente aqueles ligados à Educação Matemática. A partir de dois eixos, um cognitivo e um afetivo, foram descritos os saberes docentes dos licenciados, identificando-se um conjunto de indicadores de um ensino inovador, apontando facilidades e dificuldades por eles encontradas na sua docência e evidenciando seu compromisso com mudanças no ensino de Matemática.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 332040.pdf: 1336444 bytes, checksum: f3afc4b0523c3e2555b794b17fe70155 (MD5) Previous issue date: 2005-04-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12861/332040.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subjectPUCRS - CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSaberes de uma prática inovadora : investigação com egressos de um curso de licenciatura plena em matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
332040.pdfTexto Completo1,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.