Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
Autor: | Santos Júnior, Donarte Nunes dos |
Primeiro orientador: | Lahm, Regis Alexandre |
Resumo: | A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial. |
Palavras-chave: | GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SUBJETIVIDADE ESPAÇO GEOGRÁFICO PERCEPÇÃO ESPACIAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524 |
Data de defesa: | 30-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
395652.pdf | Texto Completo | 9,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.