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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos Júnior, Donarte Nunes dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237009Y6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lahm, Regis Alexandre | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:17Z | - |
dc.date.available | 2007-10-17 | - |
dc.date.issued | 2007-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524 | - |
dc.description.resumo | A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395652.pdf: 9549241 bytes, checksum: ef1b022ffe3780f9def2b8e397821c41 (MD5) Previous issue date: 2007-03-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12795/395652.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA | por |
dc.subject | SUBJETIVIDADE | por |
dc.subject | ESPAÇO GEOGRÁFICO | por |
dc.subject | PERCEPÇÃO ESPACIAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA | por |
dc.title | Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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395652.pdf | Texto Completo | 9,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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