Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519
Document type: | Dissertação |
Title: | O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
Author: | Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín ![]() |
Advisor: | Cury, Helena Noronha |
Abstract (native): | O presente trabalho investiga como uma proposta pedagógica que oportuniza processos de criação pode provocar mudanças no entendimento de atividades que envolvem situações-problema e, desta maneira, interferir nas ações e atitudes, tanto do aluno quanto do professor, desenvolvendo uma maior conscientização sobre situações ligadas às suas realidades. Apresenta, como participantes da investigação, professores e alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Adota a investigação-ação como concepção de trabalho, encontrando na espiral de quatro focos sua inspiração, descrevendose o movimento correspondente aos dois primeiros ciclos dessa espiral. O primeiro ciclo representa uma tomada de consciência sobre como o aluno compreende atividades que envolvem situações-problema e como o professor atua nessas atividades, assim como as suas ações face às circunstâncias que delas emergem. O segundo ciclo representa uma desconstrução de verdades e certezas, com vistas a uma (re)construção de propostas pedagógicas. Interpreta-se esses movimentos por meio de análise de conteúdo sobre todos os textos, tanto os produzidos pelos alunos como aqueles resultantes das observações e das entrevistas, obtendo-se um texto que propõe o diálogo entre a teoria e a prática, no sentido de melhor compreender o que significa trabalhar com situações-problema no ensino da Matemática. |
Keywords: | RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO ENSINO FUNDAMENTAL PEDAGOGIA MATEMÁTICA - ENSINO PESQUISA EDUCACIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519 |
Issue Date: | 22-Dec-2005 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
341301.pdf | Texto Completo | 5.3 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.