Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Currículo de química : uma reflexão coletiva |
Autor: | Herber, Jane |
Primeiro orientador: | Basso, Nara Regina de Souza |
Resumo: | O trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as concepções que professores de Química do Ensino Médio tem sobre currículo de Química e os PCNs. Inicialmente formamos um grupo de estudos que funcionou como uma extensão universitária para os professores. O grupo se reuniu semanalmente durante três meses no primeiro semestre de 2006 a fim de refletir e investigar suas concepções de currículo frente às políticas públicas atuais, sendo considerada uma pesquisa-ação, pois o grupo participou efetivamente para que os resultados fossem evidenciados. Os encontros foram divididos em dois momentos um de debate e troca de experiências e outro utilizando textos disponibilizados em um ambiente virtual que funcionou como um portfólio do grupo, ou seja, neste ambiente foram anexados os materiais de pesquisa coletiva e individual dos integrantes do grupo. As discussões e reflexões geradas no grupo possibilitaram fortalecer o problema a ser investigado, pois ficou claramente detectado que os professores não estão habituados com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e acabam limitados a um currículo rígido e fechado, fazendo com que na maioria das vezes o ensino de Química seja descontextualizado. Os encontros do grupo foram transcritos e as idéias categorizadas utilizando a análise textual qualitativa, possibilitando obter os resultados desta pesquisa. Da análise de resultado emergiram as seguintes categorias: As percepções dos professores sobre currículos e PCNs; Planos de estudos, interdisciplinaridade e ensino de Química; Currículo de Química e o cotidiano; A realidade dos professores; A educação, os valores e a qualidade do ensino; Formação continuada e por fim Nossos alunos e as escolas. Através do debate e da produção nessas categorias, os professores foram capazes de reconstruir seu entendimento do currículo com o qual estavam trabalhando e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
Palavras-chave: | QUÍMICA - ENSINO MÉDIO CURRÍCULO - ENSINO MÉDIO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | HERBER, Jane. Currículo de química : uma reflexão coletiva. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518 |
Data de defesa: | 28-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
393198.pdf | Texto Completo | 457,87 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.