Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518
Document type: Dissertação
Title: Currículo de química : uma reflexão coletiva
Author: Herber, Jane 
Advisor: Basso, Nara Regina de Souza
Abstract (native): O trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as concepções que professores de Química do Ensino Médio tem sobre currículo de Química e os PCNs. Inicialmente formamos um grupo de estudos que funcionou como uma extensão universitária para os professores. O grupo se reuniu semanalmente durante três meses no primeiro semestre de 2006 a fim de refletir e investigar suas concepções de currículo frente às políticas públicas atuais, sendo considerada uma pesquisa-ação, pois o grupo participou efetivamente para que os resultados fossem evidenciados. Os encontros foram divididos em dois momentos um de debate e troca de experiências e outro utilizando textos disponibilizados em um ambiente virtual que funcionou como um portfólio do grupo, ou seja, neste ambiente foram anexados os materiais de pesquisa coletiva e individual dos integrantes do grupo. As discussões e reflexões geradas no grupo possibilitaram fortalecer o problema a ser investigado, pois ficou claramente detectado que os professores não estão habituados com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e acabam limitados a um currículo rígido e fechado, fazendo com que na maioria das vezes o ensino de Química seja descontextualizado. Os encontros do grupo foram transcritos e as idéias categorizadas utilizando a análise textual qualitativa, possibilitando obter os resultados desta pesquisa. Da análise de resultado emergiram as seguintes categorias: As percepções dos professores sobre currículos e PCNs; Planos de estudos, interdisciplinaridade e ensino de Química; Currículo de Química e o cotidiano; A realidade dos professores; A educação, os valores e a qualidade do ensino; Formação continuada e por fim Nossos alunos e as escolas. Através do debate e da produção nessas categorias, os professores foram capazes de reconstruir seu entendimento do currículo com o qual estavam trabalhando e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Keywords: QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
CURRÍCULO - ENSINO MÉDIO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: HERBER, Jane. Currículo de química : uma reflexão coletiva. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518
Issue Date: 28-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
393198.pdfTexto Completo457.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.