Compartilhe o registro |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3513
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção de conceitos em matemática : uma proposta usando tecnologia de informação |
Autor: | Piccoli, Luís Alberto Prates ![]() |
Primeiro orientador: | Claudio, Dalcidio Moraes |
Resumo: | A realidade das salas de aula aponta para um ensino muitas vezes descontextualizado; os alunos não chegam, em geral, a fazer uma relação entre os assuntos estudados na escola e suas vivências extra-escolares, e, por isso, talvez, acabem por, simplesmente, memorizar conceitos prontos, regras, fórmulas que perdem seu significado no cotidiano. Percebe-se, assim, a necessidade de aproximar escola e aluno. Este estudo visou, portanto, verificar que mudanças podem ocorrer no aprendizado de matemática, mais especificamente, na construção de conceitos em matemática, quando se faz uso dos modernos recursos disponibilizados pela tecnologia da informação, recursos por que a maioria dos alunos mostra ter gosto e familiaridade. Para tanto, acompanhou-se o processo de construção do conceito matemático de função numa turma de aproximadamente quarenta alunos da Faculdade de Administração das Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Esta dissertação se constitui de um relato das observações feitas pelo pesquisador a partir das atividades realizadas pelos alunos da turma acima citada no laboratório de informática das Faculdades Porto-Alegrenses. Estes alunos construíram gráficos que representam funções com a ajuda do software WINPLOT. Construídos os gráficos, eles foram capazes de depreender relações entre alguns tipos de funções e as características de seus gráficos. Apontaram também relações entre os coeficientes das funções e os pontos notáveis dos gráficos, como cortes nos eixos x e y e os extremos dos gráficos, bem como, mostraram conhecimento sobre a evolução destes quanto ao aspecto crescente e decrescente, caracterizando a compreensão do conceito de função. Também se fez aqui um comentário às respostas dadas aos questionários apresentados ao final das atividades quando os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o trabalho realizado usando a tecnologia da informação. |
Palavras-chave: | MATEMÁTICA - ENSINO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA APRENDIZAGEM |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | PICCOLI, Luís Alberto Prates. A construção de conceitos em matemática : uma proposta usando tecnologia de informação. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3513 |
Data de defesa: | 4-Ago-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
383787.pdf | Texto Completo | 728,29 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.