Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3513
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção de conceitos em matemática : uma proposta usando tecnologia de informação
Autor: Piccoli, Luís Alberto Prates 
Primeiro orientador: Claudio, Dalcidio Moraes
Resumo: A realidade das salas de aula aponta para um ensino muitas vezes descontextualizado; os alunos não chegam, em geral, a fazer uma relação entre os assuntos estudados na escola e suas vivências extra-escolares, e, por isso, talvez, acabem por, simplesmente, memorizar conceitos prontos, regras, fórmulas que perdem seu significado no cotidiano. Percebe-se, assim, a necessidade de aproximar escola e aluno. Este estudo visou, portanto, verificar que mudanças podem ocorrer no aprendizado de matemática, mais especificamente, na construção de conceitos em matemática, quando se faz uso dos modernos recursos disponibilizados pela tecnologia da informação, recursos por que a maioria dos alunos mostra ter gosto e familiaridade. Para tanto, acompanhou-se o processo de construção do conceito matemático de função numa turma de aproximadamente quarenta alunos da Faculdade de Administração das Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Esta dissertação se constitui de um relato das observações feitas pelo pesquisador a partir das atividades realizadas pelos alunos da turma acima citada no laboratório de informática das Faculdades Porto-Alegrenses. Estes alunos construíram gráficos que representam funções com a ajuda do software WINPLOT. Construídos os gráficos, eles foram capazes de depreender relações entre alguns tipos de funções e as características de seus gráficos. Apontaram também relações entre os coeficientes das funções e os pontos notáveis dos gráficos, como cortes nos eixos x e y e os extremos dos gráficos, bem como, mostraram conhecimento sobre a evolução destes quanto ao aspecto crescente e decrescente, caracterizando a compreensão do conceito de função. Também se fez aqui um comentário às respostas dadas aos questionários apresentados ao final das atividades quando os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o trabalho realizado usando a tecnologia da informação.
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: PICCOLI, Luís Alberto Prates. A construção de conceitos em matemática : uma proposta usando tecnologia de informação. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3513
Data de defesa: 4-Ago-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
383787.pdfTexto Completo728,29 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.