Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3506
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Débora Serpa | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4560121D6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Valderez Marina do Rosário | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:13Z | - |
dc.date.available | 2007-06-28 | - |
dc.date.issued | 2007-03-27 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Débora Serpa. Produção escrita : contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino fundamental. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3506 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Auto-avaliação, é dada ênfase à importância da auto-avaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão,a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391613.pdf: 296596 bytes, checksum: ec388a47276ced00a05cb19e605d9588 (MD5) Previous issue date: 2007-03-27 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12729/391613.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | ESCRITA - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Produção escrita : contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
391613.pdf | Texto Completo | 289.64 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.