Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Débora Serpa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4560121D6por
dc.contributor.advisor1Lima, Valderez Marina do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:13Z-
dc.date.available2007-06-28-
dc.date.issued2007-03-27-
dc.identifier.citationMACHADO, Débora Serpa. Produção escrita : contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino fundamental. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3506-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Auto-avaliação, é dada ênfase à importância da auto-avaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão,a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomaspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391613.pdf: 296596 bytes, checksum: ec388a47276ced00a05cb19e605d9588 (MD5) Previous issue date: 2007-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12729/391613.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectCONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProdução escrita : contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
391613.pdfTexto Completo289.64 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.