Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503
Document type: Dissertação
Title: Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
Author: Silva, Luciano Stropper da 
Advisor: Portanova, Ruth
Abstract (native): Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos de duas turmas de primeira série do ensino médio de um colégio de Porto Alegre, RS. A temática explorada é a Modelagem Matemática enquanto estratégia alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Procurou-se investigar como as aprendizagens dos alunos de ensino médio podem ser construídas por meio de atividades que seguem o princípio da Modelagem, investigando vantagens e desvantagens deste tipo de proposta. Tendo em vista que o problema de pesquisa foi examinado no contexto em que se insere, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa compreensiva. Para a análise, foram utilizados questionários, trabalhos produzidos pelos próprios alunos e depoimentos que ocorreram no seminário integrador
Keywords: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MODELOS MATEMÁTICOS
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Luciano Stropper da. Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503
Issue Date: 23-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
391141.pdfTexto Completo1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.