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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Relações interpessoais no ensino de ciências |
Autor: | Andrade, Ambrósio Bento Goicochea |
Primeiro orientador: | Rocha Filho, João Bernardes da |
Resumo: | No presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final. Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativo |
Palavras-chave: | CIÊNCIAS - ENSINO RELAÇÕES INTERPESSOAIS RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea. Relações interpessoais no ensino de ciências. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495 |
Data de defesa: | 15-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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