Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488
Document type: | Dissertação |
Title: | Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável |
Author: | Soares, Leticia Quarti ![]() |
Advisor: | Hillebrand, Vicente |
Abstract (native): | A dissertação Educar pela pesquisa na pré-escola: a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável relata e analisa a evolução de um grupo de professoras que se dispôs à reflexão-ação-reflexão sobre atividades matemáticas pré-escolares realizadas em sala de aula. A investigação foi feita em uma escola privada de Porto Alegre, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, envolvendo a participação de cinco professoras - incluindo a coordenadora da Educação Infantil e as professoras atuantes no Jardim de Infância níveis A e B - e a pesquisadora. O trabalho foi elaborado numa abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a opção metodológica adotada. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a concretude do educar pela pesquisa na matemática préescolar para além do visível e do manipulável. O desenvolvimento da proposta aconteceu na conciliação entre as intenções da pesquisa e o desejo do grupo de professoras em rever seu fazer docente em sala de aula. Foram realizados encontros sistemáticos com as professoras e a pesquisadora, em um grupo de aprendizagem, durante um período de oito meses, para estudo de textos, relatos, gravações e transcrições produzidas, participantes na investigação. As reflexões e os projetos de trabalho produzidos ao longo do desenvolvimento dos encontros do grupo de aprendizagem apontam para o educar pela pesquisa na pré-escola como uma proposta concreta para o ensino e aprendizagem de Matemática, evidenciando a necessidade de uma melhor compreensão do que significa aprender e ensinar Matemática no concreto, a fim de entender os movimentos de aprendizagem que acontecem nos professores e nos alunos no educar pela pesquisa. Além disso, este trabalho mostra tanto a importância de um espaço de reflexão-ação-reflexão para a capacitação docente, como a possibilidade de uma transformação no fazer docente de forma diferenciada, o que determinou o crescimento do grupo no que diz respeito à valorização das diferenças individuais e ao respeito às singularidades de alunos e professores. Ao se permitirem refletir sobre sua prática docente, planejar mudanças para a mesma e avaliá-la a partir da vivência do educar pela pesquisa, as professoras refletiram sobre o aprendizado de conviver com as incertezas quanto a um currículo que é construído a partir das demandas do contexto e revelaram a alegria de poder enfrentar tais dificuldades nas atividades e nos projetos de trabalho. O conjunto das atividades desenvolvidas pelas professoras no grupo de aprendizagem ajudou a superar as práticas existentes e avançar na compreensão de sua prática docente e de si mesmas. Finalmente, este estudo também mostra que, como conseqüência de um trabalho reflexivoprático- reflexivo de professoras e alunos a partir do educar pela pesquisa, é possível conferir concretude à educação matemática pré-escolar para além do visível e do manipulável. |
Keywords: | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO CRIANÇAS - EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | SOARES, Leticia Quarti. Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488 |
Issue Date: | 13-Jan-2005 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
330155.pdf | Texto Completo | 619.13 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.