Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Leticia Quarti-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744707U0por
dc.contributor.advisor1Hillebrand, Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:08Z-
dc.date.available2007-05-11-
dc.date.issued2005-01-13-
dc.identifier.citationSOARES, Leticia Quarti. Educar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3488-
dc.description.resumoA dissertação Educar pela pesquisa na pré-escola: a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulável relata e analisa a evolução de um grupo de professoras que se dispôs à reflexão-ação-reflexão sobre atividades matemáticas pré-escolares realizadas em sala de aula. A investigação foi feita em uma escola privada de Porto Alegre, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, envolvendo a participação de cinco professoras - incluindo a coordenadora da Educação Infantil e as professoras atuantes no Jardim de Infância níveis A e B - e a pesquisadora. O trabalho foi elaborado numa abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a opção metodológica adotada. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a concretude do educar pela pesquisa na matemática préescolar para além do visível e do manipulável. O desenvolvimento da proposta aconteceu na conciliação entre as intenções da pesquisa e o desejo do grupo de professoras em rever seu fazer docente em sala de aula. Foram realizados encontros sistemáticos com as professoras e a pesquisadora, em um grupo de aprendizagem, durante um período de oito meses, para estudo de textos, relatos, gravações e transcrições produzidas, participantes na investigação. As reflexões e os projetos de trabalho produzidos ao longo do desenvolvimento dos encontros do grupo de aprendizagem apontam para o educar pela pesquisa na pré-escola como uma proposta concreta para o ensino e aprendizagem de Matemática, evidenciando a necessidade de uma melhor compreensão do que significa aprender e ensinar Matemática no concreto, a fim de entender os movimentos de aprendizagem que acontecem nos professores e nos alunos no educar pela pesquisa. Além disso, este trabalho mostra tanto a importância de um espaço de reflexão-ação-reflexão para a capacitação docente, como a possibilidade de uma transformação no fazer docente de forma diferenciada, o que determinou o crescimento do grupo no que diz respeito à valorização das diferenças individuais e ao respeito às singularidades de alunos e professores. Ao se permitirem refletir sobre sua prática docente, planejar mudanças para a mesma e avaliá-la a partir da vivência do educar pela pesquisa, as professoras refletiram sobre o aprendizado de conviver com as incertezas quanto a um currículo que é construído a partir das demandas do contexto e revelaram a alegria de poder enfrentar tais dificuldades nas atividades e nos projetos de trabalho. O conjunto das atividades desenvolvidas pelas professoras no grupo de aprendizagem ajudou a superar as práticas existentes e avançar na compreensão de sua prática docente e de si mesmas. Finalmente, este estudo também mostra que, como conseqüência de um trabalho reflexivoprático- reflexivo de professoras e alunos a partir do educar pela pesquisa, é possível conferir concretude à educação matemática pré-escolar para além do visível e do manipulável.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 330155.pdf: 633993 bytes, checksum: 9ea013ee920b23015b7f319e62af9294 (MD5) Previous issue date: 2005-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12721/330155.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectCRIANÇAS - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducar pela pesquisa na pré-escola : a concretude na educação matemática para além do visível e do manipulávelpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
330155.pdfTexto Completo619,13 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.