Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3475
Document type: Dissertação
Title: Implantação do ensino médio politécnico da rede pública do Rio Grande do Sul e a pesquisa na escola : estudo de caso
Author: Araujo, Ione dos Santos Canabarro 
Advisor: Harres, João Batista Siqueira
Abstract (native): A presente dissertação constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo no qual duas escolas estaduais do município de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul (Brasil), foram selecionadas para serem investigadas a respeito da implantação do Ensino Médio Politécnico. Essa modalidade de ensino foi implantada no estado em 2012, como projeto pioneiro no país, e fundamenta-se na politecnia. Esta proposta apresenta o trabalho como princípio educativo, articulando entre as disciplinas e suas tecnologias. Foram feitas entrevistas estruturadas com professores, coordenadores pedagógicos e alunos que vivenciam o Ensino Médio Politécnico. Os dados foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa análise emergiram três categorias: percepção sobre a reestruturação curricular; novas práticas pedagógicas e desafios para os Seminários Integrados. Derivadas dessas categorias também emergiram seis subcategorias. Da categoria percepção sobre a reestruturação curricular, as subcategorias emergentes são: percepção dos docentes e percepção dos alunos; da categoria novas práticas pedagógicas, as subcategorias: pesquisa na escola e trabalho interdisciplinar; e da categoria desafios para os Seminários Integrados: falta de formação dos professores e falta de autonomia dos alunos. Segundo os sujeitos pesquisados, a implantação do Ensino Médio Politécnico não aconteceu como deveria. Entretanto, houve mudanças na forma de ensino na rede estadual de educação do RS por meio dos Seminários Integrados. Assim, aos poucos, vem-se transformando a rotina das aulas. Os alunos estão tendo oportunidade de escolher o que querem pesquisar e dessa forma participar do processo de aprendizagem.
Abstract (english): This dissertation is on a qualitative study in which two state schools in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul (Brazil), were selected to be investigated regarding the implementation of the Polytechnic High School. This kind of education was introduced in the state in the year of 2012, as a pioneer project in the country, based on the polytechnic. This proposal presents the work as an educational principle, linking between disciplines and technologies. Structured interviews with teachers, coordinators and students who experience the Polytechnic High School interviews were conducted. Data were analyzed using Discourse Text Analysis (DTA). This analysis revealed three categories: perception of curricular restructuring, new pedagogical practices and challenges for Integrated Seminars. Derived from these categories also emerged six subcategories. Category perception of curricular restructuring, emerging subcategories are: perception of teachers and students‟ perception; category of new teaching practices, subcategories: interdisciplinary research in school and work, and the challenges for the category Integrated Seminars: lack of teacher training and lack of autonomy of students. According to the subjects studied, the deployment of Polytechnic High School did not happen as it should. However, there were changes in the way education in the state public education through the RS Integrated Seminars. So gradually, comes up transforming the classroom routine. Students are given the opportunity to choose what they want to search and thus participate in the learning process.
Keywords: EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO
ESCOLA POLITÉCNICA
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3475
Issue Date: 31-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
459330.pdfTexto Completo1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.