Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3464
Document type: Dissertação
Title: Investigando as atitudes dos docentes do ensino básico que vêm influenciando negativamente a imagem da disciplina de Física
Author: Pastorini, Rosângela Centuário 
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Abstract (native): Nesta investigação realizamos observações de aulas de professores de Física, e aplicamos um questionário contendo questões de múltipla escolha e abertas a seus alunos, visando identificar atitudes docentes que estariam contribuindo para a rejeição profissional pela carreira do magistério em Física, identificado em outras pesquisas. Visitamos escolas públicas e privadas das dezessete regiões orçamentárias do município de Porto Alegre, uma por região, num total de dezessete professores observados e quase duzentos e quarenta estudantes respondentes do questionário. As observações tiveram caráter fenomenológico e as informações colhidas foram analisadas e os resultados sugerem que as atitudes negativas mais significativas referem-se às atitudes dos professores, que impõem uma dinâmica tal que suas aulas parecem um complemento ou aplicação da Matemática, despertando pouco interesse dos alunos em continuarem aprendendo Física fora da escola e, consequentemente, em seguirem carreira como professores dessa ciência. Constatamos também que os professores parecem desinteressados em relação à atividade que realizam de forma mecânica, atuando de forma expositiva tradicional, descontextualizada e sem experimentação, independentemente do tipo da escola, das condições materiais existentes e dos salários praticados.
Abstract (english): In this investigation we had class observations of Physics teachers, and apllied a questionnaire having multiple choices questions and opening to the students, focusing identification of teachers attitudes which would be contributing to the professional rejection for the career of Physics teaching,. identified in other researches.. We visited public and private schools of seventeen regions from Porto Alegre borough, one at each region, total of seventeen teachers observed and almost two hundred forty students replied of that questionnaire . The observations had phenomenological characteristics and the information taken were analysed and the results suggest that the most meaningful negative attitudes refer to the teachers attitude, which imposes such a dynamic that their classes seem to be a complement or application of Mathematics, giving small interest to students on keeping learning Physics out of school s and consequently following the career as teachers of this science. We realized that teachers seem to be uninterested in relation to activity that accomplishes of manual way, acting of traditional-displayed way discontextualized and without experimentation, no matter the kind of school, of material conditions and the existent salaries.
Keywords: EDUCAÇÃO
FÍSICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
PROFESSORES - ENSINO MÉDIO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: PASTORINI, Rosângela Centuário. Investigando as atitudes dos docentes do ensino básico que vêm influenciando negativamente a imagem da disciplina de Física. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3464
Issue Date: 27-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
453311.pdfTexto Completo1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.