Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3443
Document type: Dissertação
Title: O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de química
Author: Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel 
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Abstract (native): Essa dissertação apresenta os resultados de uma investigação realizada no âmbito de uma comunidade de prática constituída por professores de Química (n=7) na cidade de Porto Alegre, Brasil. Um dos objetivos da investigação era analisar de que forma a participação de professores em uma comunidade de prática poderia modificar suas concepções sobre educação e beneficiar o seu trabalho em sala de aula. Outro objetivo foi compreender em que sentido a participação dos professores nesse grupo poderia modificar o interesse dos alunos pelas aulas de Química em suas escolas. Foram feitas reuniões semanais ao longo de cinco meses e aplicados questionários a esses professores e a seus alunos nas escolas. As reuniões foram gravadas em áudio. Os questionários e a transcrição das reuniões foram tratadas por Análise Textual Discursiva. A investigação mostrou que alunos e professores têm compreensão semelhante sobre as causas do desinteresse dos alunos pelas aulas de Química, que envolvem professores, alunos e a própria escola, como instituição. Os participantes compartilharam experiências profissionais e, apropriando-se de novas concepções sobre educação, passaram a usar estratégias pedagógicas que permitiram o aumento do interesse dos alunos pelas aulas, o que pode ser observado no relato desses alunos.
Abstract (english): This dissertation presents the results of an investigation made within a community of practice formed by Chemistry teachers (n = 7) in Porto Alegre, Brazil. One goal of the research was to examine how the participation of teachers in a community of practice could modify his views on education and benefit their work in the classroom. Another objective was to understand in what sense the participation of teachers in this group could change students' interest by Chemistry classes in their schools. Meetings were held weekly over five months and applied questionnaires to the teachers and their students in schools. The meetings were audio recorded. Questionnaires and the meeting results were handled by textual discourse analysis. The research has shown that students and teachers have the same understanding about the causes of students' disinterest by Chemistry classes, being assigned to cases involving teachers, students and the school as an institution. Participants shared professional experiences and, appropriating new conceptions of education, began to use teaching strategies that allowed the increased interest of students for classes, which can be seen in the story of these students.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
INTERAÇÃO SOCIAL
QUÍMICA - ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de química. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3443
Issue Date: 28-Feb-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
446833.pdfTexto Completo1.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.