Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3443
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de química
Autor: Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel 
Primeiro orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Resumo: Essa dissertação apresenta os resultados de uma investigação realizada no âmbito de uma comunidade de prática constituída por professores de Química (n=7) na cidade de Porto Alegre, Brasil. Um dos objetivos da investigação era analisar de que forma a participação de professores em uma comunidade de prática poderia modificar suas concepções sobre educação e beneficiar o seu trabalho em sala de aula. Outro objetivo foi compreender em que sentido a participação dos professores nesse grupo poderia modificar o interesse dos alunos pelas aulas de Química em suas escolas. Foram feitas reuniões semanais ao longo de cinco meses e aplicados questionários a esses professores e a seus alunos nas escolas. As reuniões foram gravadas em áudio. Os questionários e a transcrição das reuniões foram tratadas por Análise Textual Discursiva. A investigação mostrou que alunos e professores têm compreensão semelhante sobre as causas do desinteresse dos alunos pelas aulas de Química, que envolvem professores, alunos e a própria escola, como instituição. Os participantes compartilharam experiências profissionais e, apropriando-se de novas concepções sobre educação, passaram a usar estratégias pedagógicas que permitiram o aumento do interesse dos alunos pelas aulas, o que pode ser observado no relato desses alunos.
Abstract: This dissertation presents the results of an investigation made within a community of practice formed by Chemistry teachers (n = 7) in Porto Alegre, Brazil. One goal of the research was to examine how the participation of teachers in a community of practice could modify his views on education and benefit their work in the classroom. Another objective was to understand in what sense the participation of teachers in this group could change students' interest by Chemistry classes in their schools. Meetings were held weekly over five months and applied questionnaires to the teachers and their students in schools. The meetings were audio recorded. Questionnaires and the meeting results were handled by textual discourse analysis. The research has shown that students and teachers have the same understanding about the causes of students' disinterest by Chemistry classes, being assigned to cases involving teachers, students and the school as an institution. Participants shared professional experiences and, appropriating new conceptions of education, began to use teaching strategies that allowed the increased interest of students for classes, which can be seen in the story of these students.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
INTERAÇÃO SOCIAL
QUÍMICA - ENSINO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de química. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3443
Data de defesa: 28-Fev-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
446833.pdfTexto Completo1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.