Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3415
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensinando geometria espacial em tempos de cibercultura
Autor: Weigel, Mauro 
Primeiro orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Resumo: O ensino de Matemática, especialmente de Geometria Espacial, é potencialmente beneficiado pelas tecnologias associadas aos recursos da Web 2.0, principalmente no que tange às possibilidades de integração de mídias e interação entre os alunos e os objetos de estudos. Além do aspecto relacionado aos recursos que podem compor uma abordagem metodológica para ensino e aprendizagem, a facilidade de localização e recuperação de informações na Internet permite que se viabilize um trabalho mais contextualizado e desafiador. Nesse sentido, consideramos o estudo dos conceitos relacionados à Geometria Espacial numa perspectiva que utilize a História da Matemática. A investigação está amparada pelos pressupostos teóricos de que a contextualização histórica se faz necessária para dar vivacidade e despertar o interesse do aluno para relacionar os conteúdos ao seu cotidiano. Além disso, considera-se que, para uma efetiva qualificação no ensino, seja importante o professor incorporar a tecnologia às aulas. Na busca por respostas à questão de pesquisa norteadora deste trabalho que buscava verificar como se poderia diversificar a forma como se estuda Geometria no Ensino Médio, desenvolveu-se uma metodologia de ensino usando a História da Matemática em um blog, especialmente criado para esta atividade. A investigação foi realizada com alunos de turmas de 2ª série do Ensino Médio. O conteúdo abordado, numa sequência de dez atividades, está relacionado ao estudo de Pirâmides e o pano de fundo para a contextualização histórica não poderia ser mais oportuno: as pirâmides do Egito. Após o desenvolvimento das atividades os alunos responderam ao instrumento de pesquisa onde foi possível registrar suas sensações e opiniões sobre o trabalho realizado. Finalizado o trabalho, considerou-se que o resultado foi bastante satisfatório, pois existem indicadores, oriundos das sensações percebidas pelo autor no decorrer do trabalho e posteriormente nessa análise, de que a proposta permitiu que os alunos tivessem seu desempenho e motivação elevados.
Abstract: The teaching of Mathematics, and of Spatial Geometry in particular, is potentially benefited by the technology associated with the Web 2.0 features, especially regarding the possibilities of media integration and interaction between students and the objects of study. Besides the aspect related to resources that can make a methodological approach to teaching and learning, the ease of locating and retrieving information on the Internet allows you to make possible a more contextualized and challenging work. In this sense, we consider the study of concepts related to Spatial Geometry in a perspective that uses the History of Mathematics. The research is supported by theoretical assumptions that the historical context is needed to liven and arouse the interest of the student to relate the content to his daily life. Moreover, it is considered that for effective teaching improvement it is important for a teacher to incorporate technology to the classes. In the search for answers to the research question guiding this work, which sought to see how we could diversify the way Geometry is studied in High School, we developed a teaching method using the History of Mathematics in a blog especially created for this activity. The investigation was conducted with High School students from second grade classes. The content covered, in a sequence of ten activities, is related to the study of the Pyramids, and the background to the historical context could not be timelier: the Pyramids of Egypt. After the development of the activities, all students responded to the survey instrument, where it was possible to record their feelings and opinions about the work done. The work being completed, it was considered that the result was very satisfactory, because there are indicators, from the sensations perceived by the author during the work and later in this analysis, which the proposal methodology allowed the students to have their performance and motivation increased as we supposed to be.
Palavras-chave: MATEMÁTICA - HISTÓRIA
MATEMÁTICA - ENSINO
GEOMETRIA - MÉTODOS DE ENSINO
GEOMETRIA ESPACIAL
CIBERCULTURA
BLOGS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: WEIGEL, Mauro. Ensinando geometria espacial em tempos de cibercultura. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3415
Data de defesa: 1-Ago-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
435694.pdfTexto Completo3,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.