Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410
Document type: | Dissertação |
Title: | Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
Author: | Machado, Celso Pessanha ![]() |
Advisor: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Abstract (native): | Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagem |
Keywords: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 |
Issue Date: | 28-Mar-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
434028.pdf | Texto Completo | 2.08 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.