Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Celso Pessanha | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:47Z | - |
dc.date.available | 2011-10-11 | - |
dc.date.issued | 2011-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagem | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434028.pdf: 2126751 bytes, checksum: 888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12263/434028.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject | SOFTWARE EDUCACIONAL | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
434028.pdf | Texto Completo | 2.08 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.