Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3409
Document type: | Dissertação |
Title: | Um estudo do processo de aprendizagem de conceitos de física e química com uma turma de alfabetização : uma unidade de aprendizagem focada no tema cores e vida |
Author: | Kroth, Luciane Schwendler ![]() |
Advisor: | Rocha Filho, João Bernardes da |
Abstract (native): | Este trabalho consistiu em uma investigação cujo objetivo foi o de compreender o processo de aprendizagem de conceitos de Física e Química em uma turma de alfabetização, com o auxílio de uma Unidade de Aprendizagem (UA) focada em cores e vida. Esta investigação tem como fundamentação teórica a construção e reconstrução de conceitos e os princípios do educar pela pesquisa. O trabalho se desenvolveu com base em uma abordagem qualitativa (naturalística-construtiva) utilizando como método o estudo de caso e a observação participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, para a identificação das ideias prévias e posteriores ao desenvolvimento da UA, que foram gráficos, desenhos e símbolos verbais. Além disso, no diário de campo foram registradas as observações da professora. Para a análise e interpretação dos dados resultantes dos questionários e das observações da professora foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva. Este trabalho propiciou que as estratégias desenvolvidas na investigação resultassem em ampliação do conhecimento na área de educação científica de crianças em período de alfabetização, possibilitando uma melhor compreensão sobre como ocorre a aprendizagem neste nível, com o uso de experimentação no contexto de uma Unidade de Aprendizagem |
Keywords: | EDUCAÇÃOA PRENDIZAGEM CIÊNCIAS - ENSINO FÍSICA - ENSINO ALFABETIZAÇÃO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | KROTH, Luciane Schwendler. Um estudo do processo de aprendizagem de conceitos de física e química com uma turma de alfabetização : uma unidade de aprendizagem focada no tema cores e vida. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3409 |
Issue Date: | 14-Mar-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
433928.pdf | Texto Completo | 2.05 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.