Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3409
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo do processo de aprendizagem de conceitos de física e química com uma turma de alfabetização : uma unidade de aprendizagem focada no tema cores e vida
Autor: Kroth, Luciane Schwendler 
Primeiro orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Resumo: Este trabalho consistiu em uma investigação cujo objetivo foi o de compreender o processo de aprendizagem de conceitos de Física e Química em uma turma de alfabetização, com o auxílio de uma Unidade de Aprendizagem (UA) focada em cores e vida. Esta investigação tem como fundamentação teórica a construção e reconstrução de conceitos e os princípios do educar pela pesquisa. O trabalho se desenvolveu com base em uma abordagem qualitativa (naturalística-construtiva) utilizando como método o estudo de caso e a observação participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, para a identificação das ideias prévias e posteriores ao desenvolvimento da UA, que foram gráficos, desenhos e símbolos verbais. Além disso, no diário de campo foram registradas as observações da professora. Para a análise e interpretação dos dados resultantes dos questionários e das observações da professora foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva. Este trabalho propiciou que as estratégias desenvolvidas na investigação resultassem em ampliação do conhecimento na área de educação científica de crianças em período de alfabetização, possibilitando uma melhor compreensão sobre como ocorre a aprendizagem neste nível, com o uso de experimentação no contexto de uma Unidade de Aprendizagem
Palavras-chave: EDUCAÇÃOA
PRENDIZAGEM
CIÊNCIAS - ENSINO
FÍSICA - ENSINO
ALFABETIZAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: KROTH, Luciane Schwendler. Um estudo do processo de aprendizagem de conceitos de física e química com uma turma de alfabetização : uma unidade de aprendizagem focada no tema cores e vida. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3409
Data de defesa: 14-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
433928.pdfTexto Completo2,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.