Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406
Document type: Dissertação
Title: O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
Author: Steinhorst, Aroldo César 
Advisor: Viali, Lorí
Abstract (native): O trabalho investigou a aprendizagem em Matemática, por meio da construção de conhecimento dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares, utilizando a planilha como recurso. O desenvolvimento da investigação ocorreu no primeiro semestre de 2010 com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. O estudo foi comparativo com as duas turmas trabalhando de forma alternada com o sem o recurso da planilha. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a análise textual dos dados e teve como suporte teórico a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino baseada da resolução de problemas segundo Polya. O trabalho foi desenvolvido na forma de um projeto interdisciplinar com as disciplinas de Física, Biologia e Educação Física. Os principais resultados obtidos foram que: a abordagem de resolução de problemas agregada ao uso da Planilha foi bem aceita pelos alunos, fortaleceu as atividades em grupo, melhorou a aprendizagem e despertou o gosto pelo estudo da Matemática em alunos que tinham reservas ao seu estudo anteriormente.
Keywords: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
MATRIZES (MATEMÁTICA)
DETERMINANTES
SISTEMAS LINEARES
PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
INTERDISCIPLINARIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406
Issue Date: 30-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433017.pdfTexto Completo1.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.