Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3402
Document type: Dissertação
Title: A utilização da etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores : um ensaio analítico sobre a produção de subjetividades
Author: Breda, Adriana 
Advisor: Lima, Valderez Marina do Rosário
Abstract (native): Este trabalho tem como finalidade apresentar, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, uma discussão de como a utilização da Etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores de matemática implica na produção de subjetividades. Para isso, foram analisadas duas dissertações de Mestrado que trabalharam a Etnomatemática na linha da Formação de Professores, uma produzida em instituição privada e a outra em instituição pública divulgadas nos anos de 2006 e 2009, respectivamente, na cidade de Porto Alegre - RS. A análise deteve-se em investigar, segundo as teorias discursivas foucaultianas, como através das regularidades discursivas e das relações de poder-saber são produzidos diferentes modos de subjetivação nos sujeitos investigadores. Ao utilizar dois eixos norteadores de visibilidade, Etnomatemática como arte e técnica de explicar e conhecer dentro das diferentes culturas e a relação desta com a formação do professor; e a Etnomatemática como um mecanismo de governo, concluiu-se que, além dos discursos produzidos em relação à Etnomatemática fazerem parte da mesma formação discursiva por apontarem regularidades discursivas, eles operam como um mecanismo de governo capaz de habilitar e conduzir condutas produzindo, desta forma, modos singulares de subjetivação.
Keywords: EDUCAÇÃO
ETNOMATEMÁTICA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
SUBJETIVIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: BREDA, Adriana. A utilização da etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores : um ensaio analítico sobre a produção de subjetividades. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3402
Issue Date: 24-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
432124.pdfTexto Completo447.54 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.