Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3402
Document type: | Dissertação |
Title: | A utilização da etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores : um ensaio analítico sobre a produção de subjetividades |
Author: | Breda, Adriana ![]() |
Advisor: | Lima, Valderez Marina do Rosário |
Abstract (native): | Este trabalho tem como finalidade apresentar, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, uma discussão de como a utilização da Etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores de matemática implica na produção de subjetividades. Para isso, foram analisadas duas dissertações de Mestrado que trabalharam a Etnomatemática na linha da Formação de Professores, uma produzida em instituição privada e a outra em instituição pública divulgadas nos anos de 2006 e 2009, respectivamente, na cidade de Porto Alegre - RS. A análise deteve-se em investigar, segundo as teorias discursivas foucaultianas, como através das regularidades discursivas e das relações de poder-saber são produzidos diferentes modos de subjetivação nos sujeitos investigadores. Ao utilizar dois eixos norteadores de visibilidade, Etnomatemática como arte e técnica de explicar e conhecer dentro das diferentes culturas e a relação desta com a formação do professor; e a Etnomatemática como um mecanismo de governo, concluiu-se que, além dos discursos produzidos em relação à Etnomatemática fazerem parte da mesma formação discursiva por apontarem regularidades discursivas, eles operam como um mecanismo de governo capaz de habilitar e conduzir condutas produzindo, desta forma, modos singulares de subjetivação. |
Keywords: | EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL SUBJETIVIDADE |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | BREDA, Adriana. A utilização da etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores : um ensaio analítico sobre a produção de subjetividades. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3402 |
Issue Date: | 24-Mar-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
432124.pdf | Texto Completo | 447.54 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.