Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3402
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A utilização da etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores : um ensaio analítico sobre a produção de subjetividades |
Autor: | Breda, Adriana |
Primeiro orientador: | Lima, Valderez Marina do Rosário |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade apresentar, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, uma discussão de como a utilização da Etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores de matemática implica na produção de subjetividades. Para isso, foram analisadas duas dissertações de Mestrado que trabalharam a Etnomatemática na linha da Formação de Professores, uma produzida em instituição privada e a outra em instituição pública divulgadas nos anos de 2006 e 2009, respectivamente, na cidade de Porto Alegre - RS. A análise deteve-se em investigar, segundo as teorias discursivas foucaultianas, como através das regularidades discursivas e das relações de poder-saber são produzidos diferentes modos de subjetivação nos sujeitos investigadores. Ao utilizar dois eixos norteadores de visibilidade, Etnomatemática como arte e técnica de explicar e conhecer dentro das diferentes culturas e a relação desta com a formação do professor; e a Etnomatemática como um mecanismo de governo, concluiu-se que, além dos discursos produzidos em relação à Etnomatemática fazerem parte da mesma formação discursiva por apontarem regularidades discursivas, eles operam como um mecanismo de governo capaz de habilitar e conduzir condutas produzindo, desta forma, modos singulares de subjetivação. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL SUBJETIVIDADE |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | BREDA, Adriana. A utilização da etnomatemática nos cursos de formação continuada de professores : um ensaio analítico sobre a produção de subjetividades. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3402 |
Data de defesa: | 24-Mar-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
432124.pdf | Texto Completo | 447,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.