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dc.creatorBrock, Cátia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133213559538068por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:43Z-
dc.date.available2010-11-11-
dc.date.issued2010-08-26-
dc.identifier.citationBROCK, Cátia. A opção profissional pela licenciatura em física : uma investigação acerca das origens desta decisão. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391-
dc.description.resumoCom esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em física, junto a estudantes do ensino médio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os níveis de influência dos professores do ensino médio, e quais as características relevantes desses professores em relação à decisão profissional pela física, assim como outros fatores interferentes nessa opção. Em função de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho também apresenta um levantamento teórico de alguns aspectos da escolha profissional, a influência das atitudes do professor de física na aprendizagem, os aspectos históricos e legais do ensino de física, a formação dos professores de física e a importância da experimentação nas aulas de física. Na investigação de campo utilizamos um questionário, por meio do qual buscamos declarações de estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas e privadas das dezesseis regiões orçamentárias do município de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista endógeno à escola, certos aspectos da metodologia empregada por um número expressivo de professores de física, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a opção pela matematização em detrimento da conceitualização e contextualização, assim como a não proposição de investigações e experimentos que acompanhem o estudo dos fenômenos e teorias físicas são os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino médio se distanciem da física e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ciência. Como fatores externos à escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos são os associados à opinião dos pais e à baixa perspectiva de valorização profissional que acompanha o magistério público de nível médio, neste momento histórico.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426659.pdf: 547510 bytes, checksum: 6437e415501dafe7b7ec9164cefab632 (MD5) Previous issue date: 2010-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11557/426659.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFÍSICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFISSÕESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA opção profissional pela licenciatura em física : uma investigação acerca das origens desta decisãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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