Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3384
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projetos ambientais na escola pública e sua relação com o processo ensino aprendizagem de matemática
Autor: Fernandes, Mara Cristina Müller 
Primeiro orientador: Portanova, Ruth
Resumo: Este trabalho tem sua origem na inquietação de uma educadora que, no decorrer de vinte e oito anos de experiência docente com alunos do ensino fundamental, sempre desejou um ensino eficaz, que proporcionasse ao aluno o prazer e a alegria de aprender matemática a partir de novas propostas metodológicas, apostando principalmente nas boas relações pessoais e na inter-relação entre teoria e prática. A necessidade de oferecer ao aluno uma aprendizagem matemática significativa, com maior investimento no ensino participativo e contextualizado a partir dos temas ambientais propostos nesta pesquisa buscou respostas para o questionamento que motivou este trabalho: o envolvimento dos alunos de uma sétima série do ensino fundamental em projetos ambientais na escola pública pode influenciar no processo ensino aprendizagem de matemática? Verificar por meio da pesquisa se o envolvimento de educandos em projetos ambientais na escola pública influencia a qualidade de suas aprendizagens na disciplina de matemática foi o objetivo principal deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu a partir do envolvimento de alunos de uma sétima série do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino no município de Gravataí/RS, em três projetos ambientais desenvolvidos nessa instituição de ensino. Os projetos Horta Escolar como uma proposta interdisciplinar e Coleta Seletiva como atitude ambiental foram os dois temas selecionados para o desenvolvimento das duas atividades descritas e analisadas nesta dissertação. A Aplicação do Cálculo de Área modelagem matemática e a Construção e Interpretação de Gráficos pesquisa de opinião sobre a problemática da geração e destino do lixo na escola relacionaram conteúdos matemáticos previstos para a sétima série com questões ambientais em evidência na escola. Dentro de uma metodologia baseada no processo indutivo, seguindo uma abordagem naturalística - construtivista essa pesquisa mostra um trabalho diferenciado no qual os alunos e a professora atuaram como protagonistas de um processo no qual o crescimento foi mútuo, fundamentado no direito recíproco de questionar, argumentar e sugerir, contribuindo assim para um novo olhar sobre o ensinar/aprender matemática.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
APRENDIZAGEM
ENSINO - TÉCNICAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: FERNANDES, Mara Cristina Müller. Projetos ambientais na escola pública e sua relação com o processo ensino aprendizagem de matemática. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3384
Data de defesa: 26-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
424801.pdfTexto Completo2,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.