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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio |
Autor: | Gerhard, Ana Cristina |
Primeiro orientador: | Rocha Filho, João Bernardes da |
Resumo: | O modo como a educação escolar estrutura o ensino das ciências contribui para a separação do conhecimento em conteúdos cada vez mais fragmentados e estanques. A forte disciplinaridade escolar impede que o aluno desenvolva uma noção adequada das relações entre os saberes, desvinculando-os da realidade e deixando de promover a significação necessária ao aprendizado. Reconhecendo que tal visão fragmentada do conhecimento científico é nociva para a formação do espírito científico do aluno, teóricos têm proposto a interdisciplinaridade como forma de atenuar essa fragmentação escolar, restabelecendo vínculos entre as disciplinas. Como sujeitos ativos na educação, os professores são fundamentais para o sucesso desse processo, pois somente a partir da atuação conjunta do grupo docente será possível a implantação de uma interdisciplinaridade escolar capaz de superar as dificuldades da fragmentação. Para compreender a relação entre a atuação docente e a fragmentação dos saberes, esta pesquisa realizou entrevistas com professores das disciplinas científicas do Ensino Médio, visando reconhecer neles a percepção que têm sobre a realidade da educação científica escolar, buscando descobrir as causas, conseqüências e manifestações da fragmentação dos saberes neste nível de ensino. As entrevistas foram realizadas com seis professores de uma escola da rede particular de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos o material proveniente das entrevistas utilizando a Análise Textual Discursiva. A pesquisa possibilitou a constatação de que as concepções que os professores têm da sua disciplina e das ciências em geral estão intimamente ligadas ao modo como atuam em sala de aula. Pudemos perceber que os docentes reconhecem a necessidade de um trabalho interdisciplinar e apontam o diálogo entre si como fator determinante para que ocorra a interdisciplinaridade na escola. Entretanto, apesar de admitirem que é preciso mudar o modo de agir, os entrevistados indicam a falta de tempo, a falta de incentivo da escola e a grande quantidade de conteúdos exigida pelo currículo como elementos que impedem a efetivação da educação interdisciplinar. |
Palavras-chave: | INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO) CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO) APRENDIZAGEM ESCOLAR CIÊNCIA - ENSINO MÉDIO CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | GERHARD, Ana Cristina. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377 |
Data de defesa: | 16-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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