Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGerhard, Ana Cristina-
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:39Z-
dc.date.available2010-05-04-
dc.date.issued2010-03-16-
dc.identifier.citationGERHARD, Ana Cristina. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377-
dc.description.resumoO modo como a educação escolar estrutura o ensino das ciências contribui para a separação do conhecimento em conteúdos cada vez mais fragmentados e estanques. A forte disciplinaridade escolar impede que o aluno desenvolva uma noção adequada das relações entre os saberes, desvinculando-os da realidade e deixando de promover a significação necessária ao aprendizado. Reconhecendo que tal visão fragmentada do conhecimento científico é nociva para a formação do espírito científico do aluno, teóricos têm proposto a interdisciplinaridade como forma de atenuar essa fragmentação escolar, restabelecendo vínculos entre as disciplinas. Como sujeitos ativos na educação, os professores são fundamentais para o sucesso desse processo, pois somente a partir da atuação conjunta do grupo docente será possível a implantação de uma interdisciplinaridade escolar capaz de superar as dificuldades da fragmentação. Para compreender a relação entre a atuação docente e a fragmentação dos saberes, esta pesquisa realizou entrevistas com professores das disciplinas científicas do Ensino Médio, visando reconhecer neles a percepção que têm sobre a realidade da educação científica escolar, buscando descobrir as causas, conseqüências e manifestações da fragmentação dos saberes neste nível de ensino. As entrevistas foram realizadas com seis professores de uma escola da rede particular de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos o material proveniente das entrevistas utilizando a Análise Textual Discursiva. A pesquisa possibilitou a constatação de que as concepções que os professores têm da sua disciplina e das ciências em geral estão intimamente ligadas ao modo como atuam em sala de aula. Pudemos perceber que os docentes reconhecem a necessidade de um trabalho interdisciplinar e apontam o diálogo entre si como fator determinante para que ocorra a interdisciplinaridade na escola. Entretanto, apesar de admitirem que é preciso mudar o modo de agir, os entrevistados indicam a falta de tempo, a falta de incentivo da escola e a grande quantidade de conteúdos exigida pelo currículo como elementos que impedem a efetivação da educação interdisciplinar.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423009.pdf: 800934 bytes, checksum: e7e7a4bbaa785f6a55e015876e27f935 (MD5) Previous issue date: 2010-03-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11443/423009.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectCONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectAPRENDIZAGEM ESCOLARpor
dc.subjectCIÊNCIA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectCIÊNCIA - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
423009.pdfTexto Completo782.16 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.