Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gerhard, Ana Cristina | - |
dc.contributor.advisor1 | Rocha Filho, João Bernardes da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:39Z | - |
dc.date.available | 2010-05-04 | - |
dc.date.issued | 2010-03-16 | - |
dc.identifier.citation | GERHARD, Ana Cristina. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377 | - |
dc.description.resumo | O modo como a educação escolar estrutura o ensino das ciências contribui para a separação do conhecimento em conteúdos cada vez mais fragmentados e estanques. A forte disciplinaridade escolar impede que o aluno desenvolva uma noção adequada das relações entre os saberes, desvinculando-os da realidade e deixando de promover a significação necessária ao aprendizado. Reconhecendo que tal visão fragmentada do conhecimento científico é nociva para a formação do espírito científico do aluno, teóricos têm proposto a interdisciplinaridade como forma de atenuar essa fragmentação escolar, restabelecendo vínculos entre as disciplinas. Como sujeitos ativos na educação, os professores são fundamentais para o sucesso desse processo, pois somente a partir da atuação conjunta do grupo docente será possível a implantação de uma interdisciplinaridade escolar capaz de superar as dificuldades da fragmentação. Para compreender a relação entre a atuação docente e a fragmentação dos saberes, esta pesquisa realizou entrevistas com professores das disciplinas científicas do Ensino Médio, visando reconhecer neles a percepção que têm sobre a realidade da educação científica escolar, buscando descobrir as causas, conseqüências e manifestações da fragmentação dos saberes neste nível de ensino. As entrevistas foram realizadas com seis professores de uma escola da rede particular de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos o material proveniente das entrevistas utilizando a Análise Textual Discursiva. A pesquisa possibilitou a constatação de que as concepções que os professores têm da sua disciplina e das ciências em geral estão intimamente ligadas ao modo como atuam em sala de aula. Pudemos perceber que os docentes reconhecem a necessidade de um trabalho interdisciplinar e apontam o diálogo entre si como fator determinante para que ocorra a interdisciplinaridade na escola. Entretanto, apesar de admitirem que é preciso mudar o modo de agir, os entrevistados indicam a falta de tempo, a falta de incentivo da escola e a grande quantidade de conteúdos exigida pelo currículo como elementos que impedem a efetivação da educação interdisciplinar. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423009.pdf: 800934 bytes, checksum: e7e7a4bbaa785f6a55e015876e27f935 (MD5) Previous issue date: 2010-03-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11443/423009.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM ESCOLAR | por |
dc.subject | CIÊNCIA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
423009.pdf | Texto Completo | 782,16 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.