Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367
Document type: Dissertação
Title: A resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
Author: Bueno, Fabiane Rezende Neves 
Advisor: Basso, Nara Regina de Souza
Abstract (native): O trabalho aqui apresentado está relacionado com a investigação a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5ª série, em uma escola de ensino fundamental do município de Alvorada, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avaliação de cinco oficinas, envolvendo a resolução de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, preparação de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da análise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflexão sobre a prática pedagógica, a relação entre professor-aluno e mudança de atitudes, contribuições para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolução de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudanças pessoais e na aprendizagem. Em relação a mudanças pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do espírito solidário, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avanços na interpretação de problemas matemáticos, de exercícios propostos e de textos em geral. Observou-se também que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualização, eles foram capazes de relacionar a vivência diária com os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental.
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
APRENDIZAGEM
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367
Issue Date: 24-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
416395.pdfTexto Completo369.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.