Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3362
Document type: | Dissertação |
Title: | Contribuições de projetos integrados na área das ciências da natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio |
Author: | Duso, Leandro ![]() |
Advisor: | Borges, Regina Maria Rabello |
Abstract (native): | Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada a compreender o uso de projetos integrados na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. O objetivo central foi avaliar contribuições dessa metodologia à Alfabetização Científica de estudantes de Ensino Médio frente aos novos desafios sociais e ambientais, com base em um estudo de caso. O projeto integrado sobre mudanças climáticas foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de um colégio particular de Ensino Médio e Técnico. As informações foram obtidas por meio de memoriais descritivos e atividades realizadas pelos estudantes, como relatórios e apresentações multimídias, e analisadas pelo método de análise textual, na qual foram organizadas as seguintes categorias: as idéias prévias dos estudantes em relação ao tema Aquecimento Global; os conceitos científicos que os estudantes utilizam para resolver as situações-problema propostas; o envolvimento dos estudantes nos projetos de trabalho ao longo do processo da sua aplicação; contribuições de um projeto integrado sobre aquecimento global para desenvolver a consciência dos temas atuais nos estudantes. As interpretações foram subsidiadas em interlocuções teóricas que contemplaram estudos ligados a interdisciplinaridade, problemática ambiental, enfoque em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e aprendizagem significativa. A abordagem foi predominantemente qualitativa e descritiva, em coerência com uma investigação histórico-narrativa. Foi constatado o envolvimento dos estudantes no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação às atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem. |
Keywords: | EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CIÊNCIA - ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | DUSO, Leandro. Contribuições de projetos integrados na área das ciências da natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3362 |
Issue Date: | 19-Mar-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
413616.pdf | Texto Completo | 18.48 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.