Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355
Document type: | Dissertação |
Title: | Da reprovação à ascensão profissional : um processo em construção envolvendo vínculos entre avaliação em matemática e a realidade profissional |
Author: | Diedrich, José Ambreu |
Advisor: | Ramos, Maurivan Güntzel |
Abstract (native): | O presente trabalho discute possíveis relações entre reprovação em Matemática no ensino médio e ascensão profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais dinâmico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da análise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matemática no ensino médio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um questionário, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em áudio, com a intenção de compreender as relações entre a reprovação em Matemática no ensino médio e a ascensão profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares é necessário que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e não apenas os resultados; conheçam e valorizem o histórico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as ações de ensino. É muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equilíbrio às dimensões cognitiva e afetiva. Também é necessário que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprovação dos alunos, promovendo ações para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e não apenas evitar o seu insucesso. |
Keywords: | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO REPROVAÇÃO ESCOLAR APRENDIZAGEM |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | DIEDRICH, José Ambreu. Da reprovação à ascensão profissional : um processo em construção envolvendo vínculos entre avaliação em matemática e a realidade profissional. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355 |
Issue Date: | 19-Mar-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
413104.pdf | Texto Completo | 603,22 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.