Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350
Document type: Dissertação
Title: Formação do docente de matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
Author: Martins, Cátia Alves 
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Abstract (native): Esta dissertação de Mestrado apresenta os resultados e as reflexões a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e competências necessárias à formação do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem dinâmico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola básica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema teórico foi projetado a partir da concepção da Educação pela Pesquisa de Pedro Demo. O capítulo das considerações finais indica algumas questões importantes relacionadas à formação de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exigências necessárias para ser considerado um membro do ciberespaço, e usar estes recursos e serviços a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores não possuem habilidades ou formação para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as crenças/concepções sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespaço. Trata-se de um problema sério e ainda sem solução. Um dos problemas enfrentados pela educação hoje é que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma língua fora de moda (da idade pré-digital), estão se esforçando para ensinar uma população que fale uma língua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hipótese inicial, foi desenvolvida uma experiência com um professor de uma escola básica.
Keywords: EDUCAÇÃO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO FUNDAMENTAL
CIBERCULTURA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: MARTINS, Cátia Alves. Formação do docente de matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350
Issue Date: 3-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
412049.pdfTexto Completo925,63 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.