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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação do docente de matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
Autor: | Martins, Cátia Alves |
Primeiro orientador: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Resumo: | Esta dissertação de Mestrado apresenta os resultados e as reflexões a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e competências necessárias à formação do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem dinâmico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola básica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema teórico foi projetado a partir da concepção da Educação pela Pesquisa de Pedro Demo. O capítulo das considerações finais indica algumas questões importantes relacionadas à formação de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exigências necessárias para ser considerado um membro do ciberespaço, e usar estes recursos e serviços a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores não possuem habilidades ou formação para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as crenças/concepções sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespaço. Trata-se de um problema sério e ainda sem solução. Um dos problemas enfrentados pela educação hoje é que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma língua fora de moda (da idade pré-digital), estão se esforçando para ensinar uma população que fale uma língua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hipótese inicial, foi desenvolvida uma experiência com um professor de uma escola básica. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO FUNDAMENTAL CIBERCULTURA TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | MARTINS, Cátia Alves. Formação do docente de matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350 |
Data de defesa: | 3-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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