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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3344
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Grupo de estudos : uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental |
Autor: | Kiss, Claudete |
Primeiro orientador: | Ramos, Maurivan Güntzel |
Resumo: | Este trabalho buscou investigar e descrever a evolução de um grupo de estudos em relação ao entendimento e à prática do construtivismo. A metodologia de pesquisa empregada foi a pesquisa-ação. Inicialmente, foram organizados temas relacionados às características do construtivismo. Esses temas abordam: uma análise histórica das tendências pedagógicas desde a Antiguidade até o construtivismo interacionista de Piaget e Vygotsky; o grupo de estudos como uma alternativa para qualificar a prática construtivista nas séries iniciais do ensino fundamental, incluindo a leitura e a discussão sobre essa teoria; a relação dos conhecimentos prévios com a construção de novos conhecimentos, com vistas à aprendizagem significativa; o papel do aluno que se torna sujeito no processo ensino-aprendizagem e o do professor que, enquanto sujeito afetivo, assume o papel de pesquisador e mediador; o processo de construção do conhecimento e a avaliação desse processo. A pesquisa realizou-se numa escola particular do município de Santo Ângelo e integraram o grupo de pesquisa quatro professoras regentes de turma, uma monitora e a professora de Espanhol, ambas das séries iniciais do ensino fundamental. As ações desenvolvidas ao longo das reuniões do grupo de estudos consistiram na identificação dos conhecimentos prévios das professoras sobre o construtivismo, no relato de situações práticas da docência dos sujeitos de pesquisa, em leituras, em discussões sobre o entendimento teórico dos membros do grupo e na análise de suas práticas. Foram empregados, como instrumentos de pesquisa, depoimentos escritos sobre a prática construtivista coletados no início e ao término do processo de investigação, bem como as transcrições das gravações das reuniões do grupo de estudos. A investigação permitiu concluir que o grupo de estudos é uma importante situação de aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de experiências. Além de proporcionar a motivação para a pesquisa, caracteriza-se como um espaço, no qual os sujeitos de pesquisa podem refletir sobre a própria prática, reavaliando o trabalho que realizam, buscando novas possibilidades para atender à diversidade da sala de aula e reconhecendo que o construtivismo contribui para superar o ensino tradicional. No entanto, exige desacomodação do aluno e do professor. O grupo de estudos atua como uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental. |
Palavras-chave: | CONSTRUTIVISMO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDIZAGEM ESCOLAR PRÁTICA DE ENSINO GRUPOS - EDUCAÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | KISS, Claudete. Grupo de estudos : uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3344 |
Data de defesa: | 29-Set-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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