Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341
Document type: | Dissertação |
Title: | Ensino de física nas séries iniciais : um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativa |
Author: | Rodrigues, Cristiane Rodrigues de ![]() |
Advisor: | Coelho, Suzana Maria |
Abstract (native): | Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodológica qualitativa, sobre a formação em Ciências Físicas de futuros professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar traços do perfil epistemológico desses futuros professores, analisando-se, também, reações positivas e obstáculos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elaboração de uma unidade didática sobre a temática Raios, Relâmpagos e Trovões. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodológica, na compreensão, explicação e repercussão dos fenômenos físicos estudados na dimensão real para a virtual. Por outro lado, indicam reações positivas como a preocupação dos sujeitos com a própria formação e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida pôde promover, nos sujeitos, uma tomada de consciência da importância e da necessidade do ensino experimental de Física, com o auxilio do computador como recurso pedagógico, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflexões e construções, baseadas nas experiências, na alfabetização científica a partir da relação teoria e prática, na mediação, no diálogo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educação autônoma e a apropriação de novas concepções metodológicas de ensino. |
Keywords: | EDUCAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL FÍSICA - ENSINO APRENDIZAGEM |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de física nas séries iniciais : um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativa. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341 |
Issue Date: | 13-Aug-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
406644 - Anexo A.pdf | Texto Completo | 7.33 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdf | Texto Completo Apendices e Anexos | 16.92 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.