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dc.creatorRodrigues, Cristiane Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267940Z5por
dc.contributor.advisor1Coelho, Suzana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:28Z-
dc.date.available2008-10-31-
dc.date.issued2008-08-13-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cristiane Rodrigues de. Ensino de física nas séries iniciais : um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativa. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3341-
dc.description.resumoEste trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodológica qualitativa, sobre a formação em Ciências Físicas de futuros professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar traços do perfil epistemológico desses futuros professores, analisando-se, também, reações positivas e obstáculos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elaboração de uma unidade didática sobre a temática Raios, Relâmpagos e Trovões. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodológica, na compreensão, explicação e repercussão dos fenômenos físicos estudados na dimensão real para a virtual. Por outro lado, indicam reações positivas como a preocupação dos sujeitos com a própria formação e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida pôde promover, nos sujeitos, uma tomada de consciência da importância e da necessidade do ensino experimental de Física, com o auxilio do computador como recurso pedagógico, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflexões e construções, baseadas nas experiências, na alfabetização científica a partir da relação teoria e prática, na mediação, no diálogo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educação autônoma e a apropriação de novas concepções metodológicas de ensino.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 406644 - Anexo A.pdf: 7501606 bytes, checksum: 4648bbdcd7b4a95f70fffc410026518b (MD5) Previous issue date: 2008-08-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
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dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17532/000406644-Texto%2bCompleto%2bApendices%2be%2bAnexos-1.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectFÍSICA - ENSINOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de física nas séries iniciais : um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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