Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3337
Document type: Dissertação
Title: Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
Author: Audino, Iana Franciscatto 
Advisor: Moraes, Roque
Abstract (native): A intenção central deste estudo foi a de investigar as percepções dos alunos sobre uma proposta de ensino-aprendizagem que partiu do cotidiano dos mesmos. Discutiu-se, ainda, as mudanças geradas na concepção dos alunos sobre o papel da escola e do processo de ensino-aprendizagem após a participação dos mesmos na proposta realizada em sala de aula. Para a concretização deste propósito, optou-se pela realização de um estudo descritivo numa abordagem qualitativa, procurando-se estabelecer interligações entre a prática pedagógica, com valorização do processo de educar pela pesquisa, e as percepções e comportamentos dos alunos, que norteavam as relações sociais e intelectuais existentes em sala de aula. A coleta de dados realizou-se durante o ano letivo de 2004 em uma turma da oitava totalidade no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Durante a pesquisa procurou-se desvelar as mudanças geradas em sala de aula a partir da participação em uma proposta de ensino-aprendizagem com valorização no cotidiano dos mesmos. Os procedimentos metodológicos selecionados foram os depoimentos dos alunos, orais ou escritos, e as observações em sala de aula. Ao longo do estudo refletiu-se sobre o papel da escola e sua organização, a importância da pesquisa em sala de aula, bem como a estreita ligação entre o conhecimento cotidiano e a linguagem. A pesquisa possibilitou demonstrar que o partir do cotidiano dos alunos, a motivação, o uso e o estímulo da linguagem em sala de aula foram fatores que contribuíram e interferiram de maneira significativa na formação da autonomia e aprendizagem dos educandos. Como resultado da investigação, verificou-se a importância de aproveitar o conhecimento cotidiano em sala de aula, bem como os possíveis benefícios de sua utilização. Procurei demonstrar o quanto nossos alunos podem contribuir com suas experiências em sala de aula e, desta forma, o quanto estas podem acrescentar na construção e reconstrução da aprendizagem. Verificou-se, ainda, que uma sala de aula participativa, democrática, desafiadora, que estimule o engajamento dos alunos, o intercâmbio e a circulação de diferentes perspectivas sobre os maisvariados assuntos contribui para o desenvolvimento da autonomia. Por outro lado, foi fator necessário para a concretização de aprendizagens mais significativas a superação, por parte do professor, da centralização do conhecimento. Entendo que ao descentralizar a aprendizagem podemos formar alunos críticos e autônomos capazes de mudar a realidade na qual estão inseridos.
Keywords: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: AUDINO, Iana Franciscatto. Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3337
Issue Date: 14-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346930.pdfTexto Completo463.11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.