Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334
Document type: Dissertação
Title: O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor
Author: Rangel, Luiz Flávio 
Advisor: Moraes, Roque
Abstract (native): O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a construção de um clima favorável ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino médio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um diálogo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa através de relatos textuais quais as características dos seus professores que favoreciam a construção de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as relações interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a importância e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promoção das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das competências dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de construção do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e políticos de sua prática pedagógica, e dessa forma possibilita a criação de espaços de diálogos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de intervenção social.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: RANGEL, Luiz Flávio. O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334
Issue Date: 3-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
345667.pdfTexto Completo515,45 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.