Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334
Document type: | Dissertação |
Title: | O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
Author: | Rangel, Luiz Flávio |
Advisor: | Moraes, Roque |
Abstract (native): | O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a construção de um clima favorável ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino médio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um diálogo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa através de relatos textuais quais as características dos seus professores que favoreciam a construção de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as relações interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a importância e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promoção das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das competências dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de construção do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e políticos de sua prática pedagógica, e dessa forma possibilita a criação de espaços de diálogos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de intervenção social. |
Keywords: | EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPETÊNCIA PROFISSIONAL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | RANGEL, Luiz Flávio. O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334 |
Issue Date: | 3-Mar-2006 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
345667.pdf | Texto Completo | 515,45 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.