Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333
Document type: Dissertação
Title: Ambientes interativos e a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio
Author: Lara, José Ivan Marques
Advisor: Basso, Nara Regina de Souza
Abstract (native): Este trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar as contribuições de uma proposta de ensino para o conteúdo de soluções, na disciplina de Química, por meio de uma unidade de aprendizagem, feita com os alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio em uma escola pública, levando em consideração visitas a ambientes interativos, como Museus, e atividades envolvendo provas do ENEM, disponíveis nos bancos de dados do INEP. O problema central da pesquisa foi o seguinte: De que forma uma proposta educacional que inclua contribuições de museus regionais e museus interativos pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio, considerando o desempenho dos alunos da cidade de Carazinho, evidenciado pelos bancos de dados do INEP? No contexto da investigação, a unidade de aprendizagem foi construída considerando os princípios do educar pela pesquisa. As respostas aos questionamentos deste trabalho de pesquisa foram feitas pelo método da Análise Textual Discursiva, em uma abordagem qualitativa e descritiva, voltada à compreensão das informações contidas nos depoimentos através da análise das escritas dos alunos, pela qual se chegou ao resultado deste trabalho. Como resultados da aplicação da unidade de aprendizagem em ambientes interativos os alunos destacaram a participação, a criatividade, a liberdade de ação e a responsabilidade como valores empregados no trabalho. E esta nova visão levou os alunos a melhorarem o seu desempenho, não só nas aulas de química, mas em outras disciplinas.
Keywords: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO DISCURSO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
INTERATIVIDADE
PESQUISAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: LARA, José Ivan Marques. Ambientes interativos e a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333
Issue Date: 27-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
403148.pdfTexto Completo401.62 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.