Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHillesheim, Rosalia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750600J5por
dc.contributor.advisor1Borges, Regina Maria Rabello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:25Z-
dc.date.available2006-11-23-
dc.date.issued2006-03-30-
dc.identifier.citationHILLESHEIM, Rosalia. A viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem sobre serpentes. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3330-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo acompanhar e avaliar a construção do conhecimento em uma proposta pedagógica com uma Unidade de Aprendizagem UA sobre serpentes, desenvolvida a partir das idéias prévias dos alunos da 6ª serie do ensino fundamental, em aulas de Ciências,. A fundamentação teórica foi baseada em autores que propõem um diferencial nos processos de ensino e aprendizagem. A investigação foi feita a partir da análise de depoimentos e de textos elaborados pelos alunos, segundo a metodologia denominada Análise de Conteúdo, que oportunizou subsídios para elaboração da UA, com base na análise e reflexão das diferentes opiniões por eles enfatizadas. A partir das idéias prévias dos alunos, foram organizados trabalhos que eles realizaram em pequenos grupos. Depois os temas trabalhados foram apresentados pelos alunos, obtendo-se perguntas e idéias em depoimentos que ajudaram a fazer uma avaliação desta proposta. Percebeu-se que os alunos foram capazes de realizar, em grupos, trabalhos de grande relevância, assumindo responsabilidades pela própria aprendizagem. Conseguiram trabalhar com autonomia, consultando bibliografia específica sobre serpentes e produzindo textos sobre o tema que coube a cada grupo. Entretanto, esses resultados são parciais e relacionam-se a um estudo de caso, ou seja, os resultados obtidos em uma turma, num determinado contexto, envolvendo alunos de 6ª série de uma escola estadual. Esses resultados auxiliam a compreensão do processo, não tendo a intenção de generalização, mas auxiliando a reflexão e subsidiando a aplicação e avaliação em outras turmas. Este é somente um caminho, um meio para aperfeiçoarmos esta nova metodologia que foi tão bem aceita pelos alunos e pela professora/pesquisadora. Esta não é a versão final de uma prática, mas o início dela.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 348090.pdf: 15072905 bytes, checksum: 4a25ac13421c7e7f5d674139029d02b1 (MD5) Previous issue date: 2006-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12595/348090.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectSERPENTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem sobre serpentespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
348090.pdfTexto Completo14,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.