Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3324
Document type: Dissertação
Title: Estudo do acompanhamento do processo de aprendizagem em matemática por meio das tecnologias de comunicação
Author: Rocha, Lenice Mirandola da
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Abstract (native): A presente pesquisa visou a compreender de que modo tecnologias de suporte a comunicações síncronas (em tempo real) e assíncronas (em tempo não-real) contribuem para o desempenho em Matemática, de alunos do Ensino Médio, quando são empregadas para o acompanhamento da aprendizagem. Na investigação, são defendidas as teses de que a relação estabelecida entre professores e alunos é fundamental para a qualidade do processo pedagógico e da aprendizagem e de que os meios de comunicação síncrona, como o Messenger, e assíncrona, como o correio eletrônico, contribuem para a aprendizagem dos alunos em Matemática. A abordagem da pesquisa foi naturalista e compreensiva. O grupo de sujeitos da pesquisa foi constituído de alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola federal de Porto Alegre. Esses alunos foram convidados a interagirem com o professor por meio das mídias síncronas e assíncronas durante o desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem de Matemática sobre o tema "Cilindro". A coleta de dados ocorreu através de um questionário inicial de caracterização do grupo, de dois testes (pré e pós-testes) em relação ao conteúdo matemático estudado na Unidade de Aprendizagem, de registros das comunicações on-line entre professor e discentes e das entrevistas com seis alunos que interagiram mais intensamente com o professor. A análise dos dados quantitativos e qualitativos permite concluir que houve um crescimento do desempenho dos alunos envolvidos. Quanto mais intensas são as interações professor-aluno, melhores são as condições para que as aprendizagens aconteçam. A pesquisa também mostra a importância do uso de recursos de comunicação da rede Internet pelo professor para apresentação de propostas de atividades, orientações e acompanhamento ao trabalho dos alunos no sentido de auxiliá-los na reconstrução de seus conhecimentos em atividade não-presencial.
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
INTERNET NA EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
COMUNICAÇÃO NA CIÊNCIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: ROCHA, Lenice Mirandola da. Estudo do acompanhamento do processo de aprendizagem em matemática por meio das tecnologias de comunicação. 2008. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3324
Issue Date: 27-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
402016.pdfTexto Completo250.43 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.