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dc.creatorRocha, Lenice Mirandola da-
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:24Z-
dc.date.available2008-06-17-
dc.date.issued2008-03-27-
dc.identifier.citationROCHA, Lenice Mirandola da. Estudo do acompanhamento do processo de aprendizagem em matemática por meio das tecnologias de comunicação. 2008. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3324-
dc.description.resumoA presente pesquisa visou a compreender de que modo tecnologias de suporte a comunicações síncronas (em tempo real) e assíncronas (em tempo não-real) contribuem para o desempenho em Matemática, de alunos do Ensino Médio, quando são empregadas para o acompanhamento da aprendizagem. Na investigação, são defendidas as teses de que a relação estabelecida entre professores e alunos é fundamental para a qualidade do processo pedagógico e da aprendizagem e de que os meios de comunicação síncrona, como o Messenger, e assíncrona, como o correio eletrônico, contribuem para a aprendizagem dos alunos em Matemática. A abordagem da pesquisa foi naturalista e compreensiva. O grupo de sujeitos da pesquisa foi constituído de alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola federal de Porto Alegre. Esses alunos foram convidados a interagirem com o professor por meio das mídias síncronas e assíncronas durante o desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem de Matemática sobre o tema "Cilindro". A coleta de dados ocorreu através de um questionário inicial de caracterização do grupo, de dois testes (pré e pós-testes) em relação ao conteúdo matemático estudado na Unidade de Aprendizagem, de registros das comunicações on-line entre professor e discentes e das entrevistas com seis alunos que interagiram mais intensamente com o professor. A análise dos dados quantitativos e qualitativos permite concluir que houve um crescimento do desempenho dos alunos envolvidos. Quanto mais intensas são as interações professor-aluno, melhores são as condições para que as aprendizagens aconteçam. A pesquisa também mostra a importância do uso de recursos de comunicação da rede Internet pelo professor para apresentação de propostas de atividades, orientações e acompanhamento ao trabalho dos alunos no sentido de auxiliá-los na reconstrução de seus conhecimentos em atividade não-presencial.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 402016.pdf: 256438 bytes, checksum: 48ff7b8c74e516fbe7141e1efec3bdd9 (MD5) Previous issue date: 2008-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12613/402016.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subjectINTERNET NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO NA CIÊNCIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstudo do acompanhamento do processo de aprendizagem em matemática por meio das tecnologias de comunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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