Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317
Document type: | Dissertação |
Title: | O uso de desafios : motivação e criatividade nas aulas de matemática |
Author: | Moser, Fernanda |
Advisor: | Portanova, Ruth |
Abstract (native): | Atualmente, a maior dificuldade encontrada pelos professores é envolver os alunos em atividades de aprendizagem, levá-los a persistir nas tarefas propostas e a valorizarem a educação. Há alunos pouco motivados em aprender, surgindo problemas como desinteresse e apatia. Este trabalho tem como tema principal o uso de desafios nas aulas de Matemática. O objetivo principal é verificar como o uso de desafios matemáticos pode contribuir para a aprendizagem de conteúdos matemáticos, quando utilizados como um recurso metodológico alternativo e como pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade. No desenvolver da pesquisa é mostrada a importância de motivar os alunos às aulas, bem como a importância do desenvolvimento do seu raciocínio lógico e da sua criatividade. Será que com desafios as aulas se tornam mais interessantes? Uma das formas de verificar isso foi realizando questionários nos quais os alunos responderam a determinadas perguntas referentes ao assunto em questão. Também há registros de observações do comportamento dos alunos durante as aulas. Contribuindo para o incentivo à pesquisa, foi feita uma etapa em que os alunos criaram seus próprios desafios sobre um determinado conteúdo. Estimula a criatividade e verifica-se suas capacidades para pesquisa e construção de idéias e problemas. Também são analisados alguns dados fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ) sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB e uma análise comparando o Brasil, o Rio Grande do Sul, a cidade de Canoas e a E.M.E.F. Arthur Pereira de Vargas. Tornar as aulas mais atraentes, estimular a criatividade, a construção de idéias e a resolução de problemas foram as formas encontradas de resgatar o entusiasmo dos alunos e torná-los aptos a enfrentar obstáculos, neste mundo no qual a tecnologia predomina. Concluiu se que os alunos mostraram-se mais motivados capazes de criarem seus próprios desafios e entusiasmados com as atividades desenvolvidas. |
Keywords: | MATEMÁTICA - ENSINO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO) CRIATIVIDADE (EDUCAÇÃO) |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | MOSER, Fernanda. O uso de desafios : motivação e criatividade nas aulas de matemática. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317 |
Issue Date: | 19-Mar-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
401335.pdf | Texto Completo | 600.71 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.